Profissionais da educação participam de curso ministrado pela UFF

A professora Suely Camargo é uma das responsáveis pela formação dos alunos do curso de gestores. Foto Paulo Polônio.

Profissionais que atuam nas escolas de Maricá estão participando do Curso de Gestores de escolas, que está sendo ministrado pela Fundação Euclides da Cunha, através de uma parceria entre a prefeitura de Maricá e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A carga-horária é de 80 horas-aula, com direito a certificado, e é dividido em três turmas de 40 alunos, com aulas uma vez por semana, por turma. O curso, que acontece as terças, quintas e sextas-feiras, das 13 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas, na Casa Digital, no Centro, destinou as 120 vagas a diretores gerais, adjuntos, coordenadores, e a professores da rede municipal.

O fim das aulas está marcado para o dia 4 de dezembro, onde será realizado um seminário de encerramento, quando cada participante  fará um relato sobre a sua experiência como gestor. A professora Suely Camargo, responsável por uma das turmas,  disse que as aulas são voltadas para o cotidiano dos alunos, para que eles possam pensar a própria gestão da escola, envolvendo todos os elementos que compõe o processo educativo.

“Como trabalho final do curso, cada participante está escrevendo um artigo, com dez páginas no mínimo, sobre a sua prática como gestor na escola que atua. Nessa oportunidade também estaremos distribuindo os certificados de conclusão do curso, que tem a coordenação do professor Jorge Najjar, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense”, explica Suely.

Qualificação do Quadro Efetivo – O subsecretário municipal de Educação, professor Luiz Cláudio da Silva, afirmou que o curso de Gestores de Escolas Públicas é uma ótima oportunidade de democratizar ainda mais o espaço do ensino, na prática da administração escolar e das políticas públicas que estão sendo implantadas no setor. Ele explicou que o curso vai ampliar o número de profissionais mais qualificados do quadro de pessoal efetivo da administração municipal, que irão aprender a usar os recursos da educação em conjunto com a comunidade.

“Os módulos do curso foram feitos de forma participativa. Nós sentamos com os coordenadores e dissemos o que gostaríamos que fosse discutido. Dessa forma, incluímos um módulo de educação inclusiva e outro de gestão financeira, por exemplo, pois muitas escolas recebem verbas direto do Ministério da Educação, e os gestores têm que saber fazer a prestação de contas”, garante Luiz Cláudio.