Poço de Tupi entrará em produção no final de outubro

Estima-se que Maricá começe a receber os royalties do pré-sal em dezembro

Boa notícia: O Poço de Tupi, que se encontra na camada petrolífera do pré-sal e é  um dos mais promissores da Bacia de Santos, entrará em produção comercial ainda no final deste mês. A capacidade estimada é de cinco bilhões de barris e a produção de 100 mil barris de óleo/mês. A declaração foi feita pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, durante a inauguração de novas unidades da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP). Ainda em maio deste ano, a companhia iniciou a prospecção experimental de petróleo e gás na Bacia de Santos.

Com a extração comercial, Maricá será  beneficiado com os royalties da produção direta, passando a receber, a partir de dezembro, cerca de R$ 20 milhões mensais, visto estar o Poço de Tupi, à distância de poucas milhas em frente à Jaconé, litoral de Maricá.

Investimentos e demanda

Segundo o prefeito Washington Quaquá, os royalties serão aplicados conforme prescreve a legislação, em infraestrutura e desenvolvimento para o município, atendendo áreas básicas como saneamento e habitação, por exemplo.

“Maricá está crescendo ano a ano, e temos de prepará-la para o futuro, atendendo gradualmente sua demanda. Com os royalties, virão os investimentos em turismo, hotelaria, transportes, e outros, complementando a geração de emprego e renda. Investiremos mais no ensino técnico e profissionalizante, além de universidades.  A exploração comercial do Poço de Tupi fortalecerá economicamente o município, além de ampliar a demanda de investimentos do Pólo Industrial Naval, da logística, através do Arco Metropolitano que ligará 20 municípios, e do Pólo Aeroviário, extensão do Aeroporto de Maricá, com heliportos e oficinas, a ser implantado brevemente. Todos esses recursos, portanto, são muito bem vindos e contribuirão grandemente para o progresso do município e da região”, declarou.