Maricá terá campus avançado e Escola de Pesca em 2011

Município vai ganhar campus avançado no próximo ano

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, anunciou para 2011, a implantação de um campus avançado na área de Pesca e Aquicultura, e que deverá ser construído na Barra de Maricá. A proposta foi formalizada com a vinda do coordenador nacional de Portos, Navegação e Pesca do Ministério da Educação (MEC), professor Edmar Almeida de Moraes, que visitou o município entre os dias 18 e 20 de outubro.

No primeiro dia, o professor ministrou palestra na Casa da Cultura sobre o ensino profissionalizante para pescadores artesanais. No dia 19, o acadêmico, juntamente com o diretor do Núcleo Sudeste I do Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ), professor Vicente de Paula Santos de Oliveira, acompanhados do secretário de Agricultura, Claúdio Jorge, e do subsecretário de Pesca, Luiz Damasco, o Luizão, foram recebidos pelo prefeito Washington Quaquá.

Durante a reunião, o chefe do Executivo municipal assinou uma carta de intenções solicitando a  implantação de um campus avançado do IFRJ para Maricá, direcionado às áreas de Pesca e Aquicultura, projeto que também inclui a Escola de Pesca. O documento será apresentado pelo professor Edmar a Brasília, ao secretário de Ensino Tecnológico do MEC, professor Eliezer Moreira Pacheco.

Organização – O projeto está sendo elaborado em conjunto com o (IFRJ), cuja contrapartida será a construção do prédio pela Prefeitura, na Barra de Maricá. Na região será também construído o Entreposto da Pesca, que inclui a Usina de Beneficiamento do Pescado, a ser instalada em frente ao bairro de Zacarias, que será também beneficiado com um projeto de urbanização. Segundo o subsecretário de Pesca, Luiz Damasco, o setor da Pesca em Maricá está avançando.

“Conseguimos trazer a Colônia Z-7, de Itaipu (Niterói) para Maricá. Ingressamos na diretoria do Colegiado do Território da Pesca no Estado do Rio de Janeiro, podendo votar e ser votados. Aumentamos o número de pescadores artesanais cadastrados, de 150 para 450 filiados. Em parceria com a Secretaria de Assuntos Federativos, estamos implantando, através de assembléias com a categoria e a comunidade de Zacarias, o projeto de urbanização do bairro, que inclui a nova Associação de Pescadores, o Entreposto da Pesca e a Usina de Beneficiamento do Pescado. Todos esses projetos contam com o incentivo do prefeito Washington Quaquá, que apóia integralmente a organização do setor”, concluiu.