Maricá abre Semana de Ciência e Tecnologia

Produtos reciclados foram a grande atração da feira

Sob o tema "Ciência para um Mundo Sustentável", a segunda Semana de Ciência e Tecnologia de Maricá foi aberta oficialmente nesta terça-feira (19/10) com uma feira de ciências, na praça Orlando de Barros Pimentel. A solenidade contou com a presença dos secretários municipais Marcos Ribeiro (Educação), Emanuel Vieira (Cultura) e Nete Grijó (Esportes), além do subsecretário de Ciência e Tecnologia, Bolívar Machado, que deu as boas vindas aos participantes.

Na abertura, bandas escolares executaram os hinos Nacional e Oficial de Maricá. Em sua fala, representando o prefeito Washington Quaquá, o secretário Marcos Ribeiro ressaltou que o evento reflete um momento histórico vivido pelo município e que deve ser aproveitado ao máximo pelos jovens.

"Estamos tendo um momento especial com a implantação da rede de internet gratuita em toda a cidade, que em breve estará plenamente disponível. Todo esse grande evento é importante por estimular nos jovens e na criançada o conhecimento, e conhecimento é libertação, impede que sejamos dominados", afirmou.

A representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luciane Corrêa, lembrou é preciso entender que a ciência é algo presente no dia a dia das pessoas e seu aprendizado pode ser bem divertido. Ela disse também que Maricá é parte de um movimento que ocorre em inúmeras cidades em todo o país.

"Vamos mostrar para o Brasil o que Maricá está fazendo e esperamos poder estar aqui todos os anos para ver mais coisas interessantes", disse ela, acrescentando que vai visitar todos os locais onde houver atividades ligadas ao evento.

Durante a feira de ciências, 13 escolas da rede municipal exibiram seus trabalhos, a maioria sobre resproveitamento de materiais e alimentos e experiências científicas. Após a abertura oficial, a Semana de Ciência e Tecnologia teve ainda no primeiro dia a exibição de uma lousa interativa na Casa Digital, um dos locais com eventos programados até o dia 29. Além da Casa Digital e da praça, as atividades ocorrerão também na Escola Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, e na Universidade Severino Sombra, no Flamengo. A programação completa está disponível no site oficial da Prefeitura de Maricá (www.marica.rj.gov.br).