Secretário de Transportes do Estado participa de passeio ciclístico em Maricá

Sebastião Rodrigues afirmou que bicicletário promove integração dos transportes - Fotos: Marcos Perrier

Para marcar o Dia Mundial Sem Carro em Maricá, as ruas da cidade serviram de cenário para um passeio ciclístico nesta quarta-feira (22/9). O evento teve a participação do secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, e também dos secretários municipais Rony Peterson Dias (Transportes), Nete Grijó (Esportes), Wagner Medeiros (Turismo) e Jorge Braga (Segurança).

Quem também acompanhou o trajeto – entre a rodoviária e a praça de Araçatiba – foram os irmãos nadadores Pedro e Mariana Mello. O passeio teve início logo após a inauguração do bicicletário construído ao lado do terminal rodoviário. Com capacidade para abrigar 18 bicicletas, o novo estacionamento agradou aos usuários.

“Isso vai facilitar bastante a nossa vida. Antes tínhamos de deixar a bicicleta na empresa e vir para cá. Agora ficou melhor para nós”, exaltou o motorista de ônibus Sirlei Paixão.

Para o secretário Sebastião Rodrigues, morador de Maricá há 40 anos, o local serve como uma espécie de integração com o transporte público.

“Quando se instalam próximos a rodoviárias, como é o caso aqui, o bicicletário se transforma em um fator que, não apenas não polui e economiza combustível, como também estimula o uso da rede pública de transporte. Isso porque oferece segurança e comodidade”, ressaltou Sebastião, que acredita ser necessário um incentivo maior do uso da bicicleta no dia a dia.

“O que deve mudar é a cultura das pessoas para que elas se tornem menos dependentes do carro. Aqui em Maricá até existe o hábito de andar de bicicleta, mas o ideal é que nas grandes cidades isso funcionasse como na Europa, onde as pessoas vão ao trabalho de bicicleta todos os dias. Vamos trabalhar isso melhor”, garantiu.

O secretário maricaense Rony Peterson Dias afirmou que fez de bicicleta o trajeto de aproximadamente 10 quilômetros entre a sua casa, em São José de Imbassaí, até o centro da cidade, como havia prometido no dia anterior. Ele garante que gostou da experiência. “Voltarei a fazer isso sempre que for possível”, disse ele.