Projovem Trabalhador qualifica mil alunos em Maricá

O prefeito Washington Quaquá, e a secretária de Trabalho e Emprego, Márcia Cristina Garcia, participam, na próxima quinta-feira, dia 30 de setembro, às 17 horas, da Aula Inaugural dos cursos do Projovem Trabalhador, no Esporte Clube Maricá. Ao todo são mil moradores do município que estarão fazendo os cursos de capacitação gratuitos em seis áreas distintas: Turismo e Hospitalidade (barman, garçom, copeiro), Telemática (técnicas de informática, telecomunicações e telemarketing informatizado), Administração (noções de rotinas e conceitos fundamentais da administração), Alimentação (doces, salgados, confeitaria, doces em compotas e geléias), Beleza e estética (maquiagem, manicure, pedicure, cabeleireiro) e Construção e reparos (eletricista predial, bombeiro hidráulico e pintor predial).

Durante seis meses dos cursos do Projovem Trabalhador, que é uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Ministério do Trabalho, os alunos irão receber ainda um auxilio financeiro de R$ 100 mensais. Para isso, é preciso que o estudante tenha, no mínimo, 75% de presença mensal nas aulas. O objetivo desse programa é, ao final do curso, inserir 30% dos alunos no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas do município. De acordo com a secretária municipal de Trabalho, Márcia Garcia, esta é uma boa oportunidade para os moradores de Maricá se qualificarem e absorverem as vagas de emprego que estão surgindo na região.

“Temos a implantação do Comperj em Itaboraí e o início da exploração da camada de petróleo do pré-sal aqui em Maricá. Muitas dessas empresas que estão se instalando na região, precisam de bons profissionais. Por isso, é fundamental que tenhamos mão-de-obra qualificada no município, para absorver essas vagas que estão surgindo”, afirmou a secretária.

Reportagem: Denilson Santos