Maricá terá bicicletário e passeio ciclístico no Dia Mundial Sem Carro

Diversas atividades marcam a Semana do Trânsito em Maricá - Fotos: Sérgio Renato

Uma série de eventos vai marcar o Dia Mundial Sem Carro em Maricá nesta quarta-feira (22/9). Os principais, a partir das 15 horas, serão a inauguração do bicicletário instalado no terminal rodoviário e, em seguida, um passeio ciclístico que partirá da rodoviária e seguirá por diversas ruas do Centro até Araçatiba. Haverá ainda uma ação de educação para o trânsito com alunos da rede municipal, na praça Orlando de barros Pimentel.

O bicicletário tem capacidade para guardar até 16 bicicletas e ficará do lado direito do terminal, próximo ao muro do Ciep vizinho. Logo após a inauguração, terá início o passeio ciclístico. O secretário municipal de Transportes, Rony Peterson Dias, promete entrar no clima desde cedo e afirma que virá para o centro da cidade usando um bicicleta no lugar do carro.

“É um esforço que vale a pena por uma série de motivos. A conscientização da educação para o trânsito, o fator da diminuição da poluição do ar e, também, o exercício que é para o corpo, que proporciona uma vida mais saudável”, afirmou o secretário, que mora em São José de Imbassaí, que fica há cerca de 10 quilômetros do centro.

Escolas – Uma das atividades que marca a Semana Nacional do Trânsito em Maricá é o trabalho de conscientização junto às escolas da rede municipal. Até sexta-feira (24/9), a equipe da Secretaria de Transportes pretende visitar unidades de todos os distritos do município.

Nesta terça-feira (21/9), foi a vez da Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, em Itaocaia Valey. Nela, alunos do pré escolar com idades entre quatro e seis anos se mostraram interessados e bem informados sobre as normas de segurança no trânsito. O menino João Pedro, de cinco anos, respondeu à perguntas da equipe da secretaria sem titubear.

“Saio daqui renovado e mais esperançoso com relação ao futuro. Dá para ver que as crianças assimilaram bem as lições em sala de aula. Elas e a escola estão de parabéns”, exaltou Rony Peterson, que prometeu à diretora Denise Aparecida Correia que a secretaria vai retornar à unidade para uma palestra.

“As crianças trabalham muito com o concreto e procuramos dar exemplo dos quais elas participam. O resultado foi ótimo”, disse a diretora.

Sérgio Renato