Guardas mirins abrem Semana do Trânsito em Maricá

Alunos tiveram instruções de educação no trânsito - Foto: Sérgio Renato

A Semana Nacional do Trânsito começou em Maricá com uma ação voltada para as crianças nesta segunda-feira (20/9). Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Transportes levaram oito membros da Guarda Mirim – alunos da Escola Municipal Retiro – para realizar um trabalho educativo junto à população. Os estudantes distribuíram panfletos sobre segurança no trânsito, especialmente sobre a importância do uso da cadeirinha no banco traseiro.

Além disso, uma réplica de um cruzamento de trânsito foi montada na praça Orlando de Barros Pimentel, onde os alunos receberam instruções de trânsito. A ação despertou a curiosidade de quem passava pelo local. De acordo com a Guarda Municipal, um ato semelhante está marcado para a quarta-feira (22/9), quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro. Este deverá ter a participação de cerca de trinta alunos de outras unidades da rede municipal.

Bicicletário – Além deste, uma série de eventos deverá marcar o Dia Mundial Sem Carro em Maricá. Os principais, a partir das 15 horas, serão a inauguração do bicicletário municipal e, em seguida, um passeio ciclístico que partirá da rodoviária e seguirá por diversas ruas do Centro até Araçatiba.
De acordo com a secretária municipal de Esportes, Nete Grijó, o objetivo é incentivar as pessoas a utilizarem mais as bicicletas como meio de transporte.

“Por ser um transporte ecologicamente correto, a utilização das bicicletas contribuem para a melhora da qualidade de vida”, disse Nete, acrescentando que na ocasião foi feita uma solicitação a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) para inclusão da Maratona Charles Darwin de Mountain Bike no calendário da Federação. A maratona irá acontecer no dia 27 de novembro