Apresentações de alunos encerram atividades do Programa Segundo Tempo

Secretário de Esporte prevê novas turmas para maio deste ano. Foto: Fernando Silva.

Previsão de novas turmas para maio

Uma manhã festiva no sábado (10.03) reuniu os dois mil alunos do Programa Segundo Tempo de Maricá para o encerramento das atividades das atuais turmas beneficiadas pela iniciativa – uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte.

O secretário municipal de Esportes, Aldair Machado, destacou a importância do programa, que há um ano beneficia os alunos das escolas da rede municipal com atividades esportivas e reforço escolar no período do contraturno das aulas. “Além de ocupar o tempo ocioso dos alunos com atividades saudáveis, o programa contribui em outros aspectos como na melhora do controle motor, na formação do caráter e disciplina. Em resumo, ele prepara o nosso aluno para a vida”, explicou o secretário, acrescentando que está prevista para maio a abertura de inscrições para novas turmas, graças ao sucesso do programa, atribuído em grande parte pelo envolvimento da secretaria de Educação.

A diretora adjunta da Escola Municipal CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, Glaucia Pereira considera o Segundo Tempo um projeto inovador e de suma importância para a comunidade escolar. “O programa contribui na parte pedagógica e esportiva para formar alunos mais responsáveis, independentes e mais atentos ao estudo”, salientou. Segundo a diretora adjunta, mesmo após o encerramento do Segundo Tempo, as atividades realizadas no CAIC serão mantidas por meio do Projeto Mais Educação.

A aluna do 5º ano da Escola Municipal Amanda Pena, Grazielle Conceição, de 10 anos, disse que adora aprender novas atividades e que a ginástica rítmica proporciona um maior desenvolvimento corporal. “A ginástica movimenta todo o meu corpo. Quero continuar as aulas e vou indicar para minhas amigas fazerem também”.

Giovany Bicalho, de 14 anos, aluno da Escola Municipal CAIC Elomir Silva, confirma o lado positivo das atividades realizadas no programa. “Graças ao Segundo Tempo, comecei a fazer Karatê e não tenho vontade de parar. Antes, ficava em casa sem fazer nada. Agora, fiz novos amigos, estou me exercitando e me sentindo mais feliz”, falou o aluno.

Segundo Tempo em Maricá

Há um ano, dois mil alunos da rede municipal, de sete a 17 anos, desenvolveram atividades físicas, esportivas, lúdicas e recreativas juntamente com monitores esportivos e pedagógicos e com o coordenador geral do programa, Alex Bittencourt. Um dos objetivos do programa é possibilitar condições para formação de hábitos sadios em busca de uma qualidade de vida melhor.

Divididos em 20 núcleos de atendimento, 63 profissionais se revezaram na realização de aulas de futebol de campo, futsal, vôlei, handebol, basquete, remo, vela, xadrez, dama, karatê, badminton, atletismo, ginástica rítmica, capoeira e reforço escolar.