Prefeitura bateu recorde de recolhimento de lixo no carnaval

O melhor carnaval já organizado em Maricá exigiu da Prefeitura esforço redobrado para dar conta de vários desafios impostos pelo grande afluxo de turistas. Cálculos estimados indicam que a população da cidade, no período da alta temporada e durante os quatro dias de folia, tenha chegado a 500 mil pessoas, entre moradores e visitantes. Por conta disso, o volume de lixo gerado também cresceu na mesma proporção.

Para se ter uma ideia do esforço que isso representou, a secretaria municipal do Ambiente e Urbanismo fez um levantamento do lixo pesado no mesmo período entre 2011 e 2012. Este ano, foram recolhidas cerca de 117,46 toneladas a mais de lixo pelas equipes de limpeza urbana: enquanto que no carnaval de 2011 os caminhões transportaram 460,59 toneladas, no mês passado foram 578,01 toneladas – das quais 166,88 toneladas apenas na terça-feira de carnaval.

O maior volume recolhido mostra que o planejamento da prefeitura na coleta deu resultado positivo sobretudo se ao carnaval for somado o período de duas semanas que antecede a festa e que é considerado como o pico da temporada.  De 27 de janeiro a 31 de janeiro deste ano, as equipes da Prefeitura recolheram nada menos que 428,89 toneladas de lixo.