Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), apresentou na última quinta-feira (28/07) o Programa Sanear Maricá para cerca de 70 famílias, do Marine e da Rua Aurélio Simões, ambos endereços em São José de Imbassaí. A ação foi realizada na Escola Municipal Elomir Silva. O programa é dividido em Sanear + Água (fornecimento por caminhões-pipa) e Sanear + Esgoto (ações de esgotamento sanitário) e busca levar soluções de curto e médio prazo para munícipes em situação de vulnerabilidade e carentes de fornecimento de água potável e de saneamento básico.

A diretora técnica operacional da Sanemar, Roberta Cardoso, explicou que o encontro também buscou conhecer melhor as demandas e cadastrar as famílias que serão beneficiadas pelo programa. “Avaliaremos cada situação para trabalhar na melhor solução para o esgotamento sanitário desta área. As famílias cadastradas hoje em breve começarão a ser atendidas com o fornecimento regular de água de caminhões-pipa”, assegurou ela.

Morando no bairro há 25 anos, a dona de casa Alzair Freitas Menezes utiliza água de poço, que, segundo ela, é de má qualidade, e não possui fossa séptica em sua residência. “A água do meu poço não serve para beber, cozinhar ou lavar roupas, uso somente para alguns afazeres domésticos. Já o esgoto, passa por dentro do quintal do meu vizinho e isso é muito desagradável. A construção de fossas aqui no loteamento vai resolver o problema de muita gente”, avaliou Alzair.