Foto: Clarildo Menezes

Principal atração da última noite da Expo Valley, em Itaocaia Valley, no distrito de Itaipuaçu, Renato Teixeira subiu ao palco por volta das 20h de domingo (19/06) e cantou sucessos, como “Romaria” e “Tocando em Frente”, embalando o público de moradores e visitantes. O evento foi promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e das secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais. Passaram pela Fazenda Itaocaia cerca de 20 mil pessoas durante os três dias (de 17 a 19/06) de festa para toda família.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, acompanhou o show e destacou a importância do evento em reunir sustentabilidade e turismo na região de Itaocaia Valley.

“É um evento que coloca em destaque Itaocaia Valley, fomentando o turismo e a sustentabilidade no bairro. Durante três dias reunimos exposição, feira de artesanato, gastronomia e música. Mostramos que dialogar com a cultura e com o turismo já é uma marca de nossa cidade”, disse.

Moradora de Itaocaia Valley, Leni Teles, 70 anos, falou das lembranças que as músicas do cantor a remetem.

“Sou moradora aqui há 40 anos e nunca presenciei um evento com uma boa organização e shows impecáveis como esse. Sou apaixonada pelo Renato Teixeira e amo a música Romaria,que me lembra muito do meu pai e dos meus tempos na roça”, comentou.

O evento contou com shows, artesanato, espaço Kids e de gastronomia e a exposição Caminhos de Darwin, sobre o naturalista inglês que se hospedou no local no século 19.

Iniciativa inclui turismo e sustentabilidade

Este é mais um evento que compõe a estratégia do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030, criado em 2018 pela Prefeitura de Maricá para oferecer um trabalho de estruturação turística, o que permitiu a implementação de novos roteiros e circuitos. Esse trabalho é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em conjunto com as secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais, que elaborou o projeto Vem Viver Maricá.