Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, realizou na manhã deste sábado (04/06) a Gincana Extraordinário, com diversas atividades físicas adaptadas para pessoas com deficiência. A quadra do Colégio Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, recebeu a gincana, gratuita e aberta ao público, além de profissionais de Educação Física e dos professores do Centro Esportivo Miécimo da Silva – maior centro poliesportivo da América Latina, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Entre as atividades propostas, um jogo de vôlei sentado, uma disputa de bocha em cadeiras de rodas e circuito de obstáculos para pessoas com deficiência motora e visual. Ao final da gincana, os participantes receberam certificados de participação, mediante apresentação da identidade, CPF e comprovante de residência.

“Com essa gincana mostramos que não há mais espaço para o modelo excludente, onde só os alunos mais ‘habilidosos’ são contemplados nas aulas de Educação Física. É preciso qualificar esses profissionais para que se assumam como parte fundamental da educação inclusiva. O nosso evento é sobre isso, de que forma podemos orientar o profissional de Educação Física no enfrentamento desses desafios cotidianos”, comentou o secretário Clauder Peres.