A Prefeitura de Maricá realizou nesta sexta-feira (03/06) mais um evento para celebrar a Semana do Meio Ambiente, cujo dia mundial é comemorado neste domingo (05). A Secretaria da Cidade Sustentável e outros órgãos do governo – como a Sanemar, a Codemar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Educação – ocuparam a Praça Orlando de Barros Pimentel durante todo o dia, mostrando diferentes projetos ambientais do município.

O tema do evento foi “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Garantia do Futuro” e contou com estandes do Parque Estadual da Serra da Tiririca, da Área de Proteção Ambiental da Restinga de Maricá e de projetos como o Aruanã – criado pela UFF para monitorar tartarugas marinhas na costa. O cantor Ronaldo Valentim fez uma apresentação com um repertório voltado para o tema.

O secretário da Cidade Sustentável, Hélter Ferreira, comemorou a retomada do evento após dois anos de ausência em razão da pandemia. “Estamos de volta com esse evento já tradicional aqui na praça para lembrar essa data, que não poderia passar em branco. Neste retorno, trouxemos esse tema que nos lembra a importância das nossas ações atuais, que vão garantir um futuro mais verde e mais sustentável”, projetou ele.

Mesmo com o mau tempo, o espaço recebeu estudantes e pessoas que passavam pela praça e pararam para conhecer os projetos. O Grupamento Especial de Defesa Ambiental (GEDAm) da Guarda Municipal também marcou presença divulgando algumas de suas ações de fiscalização, que incluem resgate de animais, orientação contra queimadas e pesca irregulares e monitoramento da fauna e flora locais, além de palestras educativas.

Interação da população em prol da educação ambiental

O Maricá+Verde ofereceu à população um total de 380 mudas de espécies da mata atlântica, o que também atraiu muita gente. Uma delas foi Ana Maria Araújo, de 71 anos, que foi buscar uma muda de ipê rosa para plantar em seu terreno no Bananal. “Sem o meio ambiente saudável a gente não é nada, é necessário preservar”, lembrou.

As crianças também mostraram bastante interesse pela questão ambiental. Um grupo de alunos do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, foi conhecer o espaço e participou de uma brincadeira educativa na ‘trilha da Sanemar’, que mostra a importância da água. A aluna Rayanne de Araújo, de 11 anos, venceu o joguinho e disse que aprendeu sobre como economizar.

“A água é a base da vida. Se não economizar e preservar a gente perde”, alertou a menina, ao lado da professora Keila Felippe, do núcleo de meio ambiente da unidade escolar. “Nesse mundo tão eletrônico de hoje, é bom para eles ter essa percepção sobre a natureza real e com atividades na nossa cidade”, observou a professora.

Havia também estudantes do ensino médio como as amigas Ágatha Kizelsztein, Letícia Schueler e Laura Marques, todas de 17 anos e alunas do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. Para elas, o que mais impressionou foi ver a movimentação dos micro-organismos que agem nas lagoas através dos chamados ‘bioblocos’, fabricados na cidade em parceria com a UFF.

“Maricá tem 61% de território protegido, é uma cidade ambientalmente consciente que está se tornando referência no mundo”, ressaltou Letícia, que mora no Flamengo. Ao lado delas, a professora Elane Carvalho elogiou o investimento que o governo municipal vem realizando no setor. “A gente vê todo o trabalho do governo, que vem investindo sério. É um trabalho que vai valer a pena no futuro e, para as minhas alunas, é importante ter essa imersão e experimentar a prática do que aprendem”, observou a professora.

Espraiado de Portas Abertas em dois dias

O mesmo evento vai estar neste fim de semana no bairro rural do Espraiado, participando de mais uma edição do Espraiado de Portas Abertas. No sábado (4) e no domingo (5), sempre das 9h às 15h, a Sede da Unidade de Conservação da localidade recebe exposição didática da fauna e flora de Maricá, com visitação ao EcoMuseu Bertha Lutz e a estação EcoBike disponível para quem quiser pedalar pela região. No domingo, haverá ainda uma edição especial do Maricá + Verde em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.