Durante o mês de maio, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, realizou a campanha Maio Amarelo, com ações de conscientização sobre a importância da obediência às leis de trânsito. Todas com o mesmo objetivo: chamar a atenção de moradores e turistas para o alto índice de mortes no trânsito. Lacinhos amarelos também foram distribuídos como representação simbólica da campanha.

“Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam esquecendo de usar os equipamentos de segurança e esquecem o quanto o trânsito pode ferir e matar pessoas. No Maio Amarelo, nós potencializamos algumas medidas educativas e a gente viu como esse trabalho foi bem aceito. Foi muito legal poder ver a recepção tanto nas universidades, quando na Codemar e nas ruas. Isso motiva muito a gente a continuar ‘startando’ campanhas e várias ações, para que possamos estar cada vez mais conscientizando a população”, explicou o secretário de Trânsito e Engenharia Viária Marcinho da Construção.

Pontos de atenção: álcool ao volante, capacete para motociclistas e cinto de segurança

Profissionais da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) organizaram palestras para alunos e professores dos Campus da Universidade de Vassouras, do Centro e do Flamengo, sobre a importância do uso de capacete e do cinto de segurança; a não utilização de celular ao volante e a perigosa mistura de álcool e direção.

Os servidores públicos da Sectran e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também foram lembrados. Afinal, quem trabalha na cidade, também precisa dar exemplo. Mas a palestra do grupo teve outra abordagem, com foco na “comunicação assertiva na abordagem ao cidadão”.

No Centro da cidade, houve ainda blitz educativa com a participação de importantes parceiros: a Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), a Guarda Municipal de Maricá, a Polícia Militar, a Operação Lei Seca e o Departamento Nacional do Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ). Foram abordados mais de 350 condutores. Todos receberam panfletos informativos. Os motociclistas ainda ganharam de presente, antenas corta pipas.

Durante a festa em comemoração aos 208 anos de Maricá, um stand foi montado em Araçatiba para que os funcionários da Sectran pudessem esclarecer as dúvidas da população. Quem passou pelo local, recebeu panfletos sobre os benefícios de um trânsito seguro e harmônico.

Os guardas municipais e os orientadores de trânsito também tiveram papel fundamental nessa campanha, orientando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a preferência no trânsito, o uso da ciclofaixa, entre outros. Um trabalho realizado diariamente, em todos os bairros da cidade.

A campanha acabou, mas o respeito às leis de trânsito deve continuar

Vale ressaltar que, na última terça-feira (31/05), a campanha Maio Amarelo chegou ao fim. Mas é importante que os moradores saibam que os guardas municipais e os agentes da Sectran continuam nas ruas fiscalizando para que as leis sejam cumpridas em todos os meses do ano.

Os condutores precisam parar o carro quando verem que o sinal está amarelo, invés de acelerar; o sinal vermelho também quer dizer que a passagem de veículos está proibida. Pedestres devem respeitar a travessia, utilizando a faixa que, como o nome já diz, foi pensada para pedestres. Ciclistas só devem andar nas ciclofaixas e a orientação do guarda municipal e do agente de trânsito é para ajudar a manter a cidade segura.