A Prefeitura de Maricá promoveu a quarta reunião preparatória da 7ª Conferência da Cidade – Maricá por Você, nesta terça-feira (03/05), de forma híbrida, com participação presencial e online da população, que sugeriram temas envolvendo saneamento, pavimentação, turismo, mobilidade urbana, sustentabilidade, meio ambiente, segurança pública, distribuição de água, habitação, projetos culturais e desenvolvimento urbano do distrito de Itaipuaçu. Próxima e última reunião acontece na quinta-feira (05/04), no Centro.

O encontro aconteceu no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Valéria Passos, em Itaipuaçu. As propostas serão levadas para a conferência municipal que acontecerá de 20 a 22/05. O secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, destacou que será elaborado um relatório, com as propostas debatidas na conferência.

“Reafirmo o compromisso da Prefeitura de Maricá em desenvolver a cidade, esse é um momento de extrema importância para avançar com políticas públicas, assim teremos formas e soluções nosso município. O resultado das discussões será um instrumento para que os Conselheiros da Cidade, que serão eleitos, façam a avaliação, monitoramento e proposições para que as ações sejam desenvolvidas”, pontuou Cabral.

O diretor de Programas Socioambientais da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Horácio Figueiredo, ressaltou o Plano de Segurança Hídrica que foi elaborado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e deve ser divulgado ainda este mês. “Maricá vive hoje um drama com relação à água. Esse estudo hídrico é um passo fundamental. A ideia é que nos próximos anos possamos contribuir para a resolução hídrica e de saneamento na cidade. O projeto já está pronto e será entregue no aniversário da cidade”, destacou.

A abertura da 7ª Conferência da Cidade acontece no dia 20/05, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, a partir das 18h, com autoridades e palestras. Já os debates, votações dos relatórios e eleição do Conselho da Cidade serão nos dias 21 e 22 de maio, das 9h às 17h, no CEPT Professora Zilca Fontoura, também na região central.

Pré-conferências municipais

O último encontro antes da Conferência da Cidade acontece na próxima quinta-feira (05/05), no auditório do Banco Mumbuca (Rua Eugênia Modesto da Silva, 293, Centro), das 18h às 20h30, somente com os representantes das instituições da sociedade civil.

Para participar das pré-conferências é necessário fazer as inscrições no portal da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br/7aconferenciadacidade/participe) ou pelo e-mail secretariaurbanismo.marica@gmail.com, informando nome completo, nº de documento de identificação, telefone, e-mail, bairro e entidade de representação, se houver, ou simplesmente o participante pode ser inscrito como morador ou observador/ouvinte. Quem preferir também pode se cadastrar na sede da Secretaria de Urbanismo (Rua Álvares de Castro, 154, Araçatiba).

Eleição do Conselho da Cidade

Ao final da conferência, serão escolhidos os membros, titulares e suplentes, do Conselho da Cidade (ConCidade), que é composto por representantes de movimentos sociais, empresários, trabalhadores e administração pública. O Conselho tem como função analisar, propor e fiscalizar mudanças e soluções nas políticas públicas.

O ConCidade é formado por 15 representantes, sendo cinco do Executivo e um do Legislativo; cinco de movimentos sociais e populares; um empresarial; um dos trabalhadores; um de instituição da sociedade civil; e um de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Nesta etapa da pré-conferência, as instituições da sociedade civil organizada interessadas devem fazer cadastramento e enviar os documentos comprobatórios de sua atuação no município para indicação dos delegados das suas entidades tais como: associações, sindicatos, conselhos, entre outros. Para ser indicado ou eleito delegado da 7ª Conferência da Cidade é condição necessária ter se inscrito e participado de alguma das atividades da pré-conferência.

Sugestões

Na conferência municipal, os grupos de trabalho vão propor sugestões para os seguintes temas: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saneamento; Uso do Solo – Habitação e Patrimônio Cultural e da Paisagem; Desenvolvimento Econômico, Urbano, Rural e Mar, Turismo; Mobilidade Urbana – Sistema Viário; e Uso e Ocupação do Solo, Macrozonas, Sistema de Planejamento Urbano.