Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá encerrou nesta quinta-feira (05/05) as reuniões preparatórias para a 7ª Conferência da Cidade – Maricá por Você, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, e ficou definido que os delegados individuais e das instituições da sociedade civil devem ser indicados até o dia 13 de maio. Os eleitos vão discutir na conferência, de 20 a 22/05, as políticas urbanas para o desenvolvimento do município. Os moradores sugeriam ideias sobre saneamento, mobilidade urbana, habitação, sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento urbano em reuniões pelos distritos Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. A abertura da 7ª Conferência da Cidade acontece dia 20/05, às 18h, no mesmo local.

Entre ideias sugeridas, a população indicou projetos na área de mobilidade e sustentabilidade; transporte sobre trilhos; corredores exclusivos de ônibus; planejamento de rotas dos ônibus municipais; ocupação de praças públicas com artes; iluminação nos pontos de ônibus; reflorestamento do município com árvores em centros urbanos; regras para evitar a poluição visual e sonora; planos para melhorar o trânsito da cidade; ampliação de ciclovias; fiscalização mais rigorosa contra construções irregulares; e criação de sistema de energia eólica e solar.

O palestrante convidado André Coelho, gerente de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou um estudo do Instituto Darcy Ribeiro sobre os impactos econômicos na pandemia da Covid-19. Ele afirmou que Maricá manteve os empregos dos moradores com programas de amparo ao trabalhador, ao emprego e de microcrédito por meio da moeda social Mumbuca, onde todo recurso injetado circula somente na cidade nos estabelecimentos cadastrados. “A Prefeitura preservou os empregos com os investimentos durante a pandemia”, pontuou André.

O secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, destacou que será elaborado um relatório, com as propostas debatidas na conferência. “Reafirmo o compromisso da Prefeitura de Maricá em desenvolver a cidade. O resultado das discussões será um instrumento para que os Conselheiros da Cidade, que serão eleitos, façam a avaliação, monitoramento e proposições para que as ações sejam desenvolvidas. A conferência é para todos participarem e que a gente tenha um conselho bastante efetivo”, disse Cabral.

Também participaram da mesa de debates o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Magnum Amado; e a diretora financeira do Banco Mumbuca, Nathalia Sciammarela.

Delegados formam grupos de trabalho

Com o termino das discussões nos distritos, os delegados eleitos ou indicados, que terão direito a voto na conferência, vão formar os grupos de trabalho para elaborar as propostas a partir das ideias indicadas pela população. Vale destacar que o critério para ser delegado era a participação de, pelo menos, uma reunião preparatória nos bairros.

A abertura da 7ª Conferência da Cidade acontece no dia 20/05, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, a partir das 18h, com autoridades e palestras. Já os debates, votações dos relatórios e eleição do Conselho da Cidade serão nos dias 21 e 22 de maio, das 9h às 17h, no Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Fontoura, na Rua Barão de Inoã, também na região central.

Eleição do Conselho da Cidade

Ao final da conferência, serão escolhidos os membros, titulares e suplentes, do Conselho da Cidade (ConCidade), que é composto por representantes de movimentos sociais, empresários, trabalhadores e administração pública. O Conselho tem como função analisar, propor e fiscalizar mudanças e soluções nas políticas públicas.

O ConCidade é formado por 15 representantes, sendo cinco do Executivo e um do Legislativo; cinco de movimentos sociais e populares; um empresarial; um dos trabalhadores; um de instituição da sociedade civil; e um de Organizações Não Governamentais (ONGs).