Secretaria de Cidade Sustentável, planta mudas de Pau-Brasil no Dia Nacional do Solo e do Pau-Brasil. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, plantou nesta terça-feira (03/05), dia Nacional do Solo e do Pau-Brasil, mudas da árvore da espécie que deu origem ao nome do país. A ação de reflorestamento que integra o Programa Maricá+Verde aconteceu em um trecho da Rua João Cunha Abreu, em São José do Imbassaí, e contou com o apoio da Organização Não Governamental (ONG) Espaço Guarerema.

Além do Pau-Brasil, foram plantadas outras espécies nativas de Mata Atlântica como cutieira, trema e embaúba. O plantio foi realizado por representantes da secretaria de Cidade Sustentável, da Academia de Ciência e Letras de Maricá e pela comunidade. O secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, mencionou a importância do interesse da sociedade na proteção ambiental.

“O envolvimento e interesse da comunidade nas ações de reflorestamento nos dá a certeza de que as áreas, de fato, se consolidarão como áreas verdes. Nossa secretaria desempenha o papel fundamental de cuidar e zelar por essas áreas verdes para que possamos deixar para as gerações futuras um mundo melhor do que recebemos”, disse

Origem do Pau-Brasil

O pau-brasil é uma árvore tropical da família das leguminosas, de lenho avermelhado, utilizada em marcenaria e para extrair matéria corante. Em 1978, por meio da Lei 6.607, o pau-brasil foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional. É uma árvore encontrada do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro e dominante na Mata Atlântica brasileira.

Os índios brasileiros já a utilizavam para confeccionar arcos e flechas. Além disso, usavam o corante vermelho intenso extraído de sua polpa para pintar enfeites, técnica que ensinaram aos portugueses. Os próprios índios eram encarregados a cortar, carregar as árvores até o litoral e colocá-las nos navios a serem enviados à Europa.

“A comemoração do Dia Nacional do Pau-Brasil nos leva a repensar a possibilidade de restaurar as nossas florestas e, dessa forma, conservar os recursos naturais necessários para a manutenção da vida e do planeta”, afirmou o coordenador do Espaço Guararema, Dácio Vivas.

Espaço Guararema

Situada em São José do Imbassaí, a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Guararema desenvolve atividades de educação ambiental, como palestras, cursos vinculados à conservação de recursos com escolas da rede pública de ensino e privadas, além do público em geral. Também são criados projetos de restauração florestal da margem do Rio Imbassaí e do Morro do Macaco.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here