A Prefeitura de Maricá entregou, na manhã desta segunda-feira (21/03), o Jardim Sensorial do Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), um espaço terapêutico voltado às pessoas com deficiência que estimula os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), além de promover a sociabilidade entre os usuários. O novo equipamento atua como suporte aos atendimentos já realizados no Sarem e atende crianças de até 12 anos com deficiências física, intelectual, visual, auditiva, de locomoção, autistas em diferentes classificações, pessoas com Síndrome de Down, entre outros.

No Jardim Sensorial, as crianças terão contato com plantas comestíveis e ornamentais, utilizarão o xilofone (instrumento musical de percussão), participarão de atividades recreativas e poderão interagir com o tapete sensorial — explorando diferentes sensações em superfícies com grama, pedras lisas e cascalhos de madeira. A previsão é que mais de 400 pessoas atendidas no local utilizem o espaço externo.

“O Sarem existe há 21 anos e a inauguração do Jardim Sensorial é essencial para estimular os sentidos das crianças com deficiência já atendidas pelo equipamento. Esse espaço revitaliza o ambiente e é terapêutico, levando os usuários para fora das salas de atendimento, o que traz mais eficiência ao nosso trabalho de reabilitação”, afirmou Sheila Azevedo, coordenadora técnica do Sarem.

Mães comemoram a inauguração do espaço

Thamires do Carmo, de 31 anos, foi uma das mães presentes durante a inauguração do equipamento sensorial. O filho Heitor Salles, de 6 anos, é autista, e agora contará com um suporte lúdico para o seu desenvolvimento.

“Esse espaço é ótimo para diminuir a ansiedade do meu filho entre os atendimentos. Ele pode andar pelo jardim, interagir com os objetos e, assim, desenvolver os cinco sentidos. O ambiente também é importante para promover a socialização entre as crianças e despertar a curiosidade, o que é sensacional”, disse.

Moradora de São José do Imbassaí, Cândida Gabriela Coimbra, de 35 anos, também esteve no Jardim Sensorial. Impressionada com as instalações do local, a mãe da pequena Bárbara, de 2 anos, reforça o papel do espaço no suporte à população autista.

“Estava na expectativa pela inauguração deste espaço e agora fico mais tranquila com o desenvolvimento da minha filha. A Bárbara adora ter contato com objetos e é estimulada por cheiros. Ter um local que estimula esses sentidos é maravilhoso. Mais um ganho para Maricá!”, ressaltou.

Parceria garantiu a construção do Jardim Sensorial

O projeto do Jardim Sensorial foi desenvolvido por uma equipe técnica da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), em parceria com a coordenação do Sarem. O ambiente de contato com a natureza é inspirado em espaços semelhantes existentes nas cidades de Santa Catarina e São Paulo. A ideia é que o Jardim atue como uma espécie de simulacro do ambiente externo, estimulando nas crianças com deficiência o despertar de sentidos que a acompanharão no seu dia a dia.