Prefeito Fabiano Horta recebe título de Cidadão Gonçalense. Foto: Evelen Gouvêa

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, recebeu nesta segunda-feira (21/03) o título de Cidadão Gonçalense por iniciativa da vereadora Priscila Canedo (PT), em sessão solene no Plenário Joaquim Lavoura, na Câmara Municipal de São Gonçalo, no Centro da cidade. Além do prefeito, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Ceciliano (PT), também recebeu a condecoração.

O título é concedido exclusivamente a pessoas que não tenham nascido no município e que tenham devida importância ou serviços prestados à cidade. O agraciado passa a ser considerado um conterrâneo com essa honraria.

Em seu discurso, o prefeito Fabiano Horta agradeceu a homenagem e citou alguns dos programas implementados no município, como o Passaporte Universitário, o Tarifa Zero e o Renda Básica de Cidadania (RBC), conhecido como moeda mumbuca, que inspirou outras cidades a adotarem o modelo social como Niterói (Região Metropolitana) e Cabo Frio (Região dos Lagos), que criaram as moedas Arariboia e Itajuru, respectivamente.

“Maricá e São Gonçalo são cidades em que as populações frequentam e realizam toda dinâmica social que se dá do ponto de vista dos serviços públicos. Tem a saúde interagindo na estrutura do município e a estada do povo de São Gonçalo muito marcante nos litorais maricaenses. Essa homenagem é também um sinal de que as políticas que Maricá construiu precisam se espalhar pelo estado, para que os demais municípios possam transformar a vida das cidades”, afirmou Horta.

Homenagem a São Gonçalo

A honraria foi solicitada pelo fato de o município de Maricá acolher os gonçalenses de diversas formas: na geração de empregos; na homenagem à Lagoa do Boqueirão, que ganhou o nome de Orla Zé Garoto; e na área de saúde, porque a população de São Gonçalo foi atendida no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara no período agudo da pandemia.

“É um orgulho ter você como prefeito, sendo referência no estado, no país e até no exterior. Sabemos o quanto Maricá tem crescido por meio desse olhar do coletivo. Lembro que em 2018 eu estive na cidade prestigiando a inauguração da orla do Boqueirão. Por observar o quanto os gonçalenses são bem-vindos, ele nomeou como orla Zé Garoto homenageando a nossa cidade. Naquele momento eu pensei: ele tem que receber o título gonçalense”, ressaltou a vereadora Priscila Canedo.

Programa estadual beneficiou moradores gonçalenses

O presidente da Alerj, deputado estadual André Ceciliano, também foi homenageado porque no período mais agudo da pandemia foi o responsável por criar o Programa Supera RJ, ajudando a muitos gonçalenses. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de enfrentamento e combate à crise econômica causada pelas medidas de contenção do novo coronavírus. O programa oferece linha de crédito com juro zero de até R$ 5 mil para MEI e profissionais autônomos e informais e de até R$ 50 mil para micro e pequenas empresas.

“Estou feliz por receber o título de Cidadão Gonçalense. São Gonçalo é um município importante no Estado. É o segundo município mais populoso do estado, mas tem uma renda per capita muito baixa, por isso precisamos trabalhar mais por São Gonçalo”, disse o deputado.