Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá comemora o Dia Mundial da Água, na próxima terça-feira (22/03), com uma programação com atividades que estimulam a conscientização ambiental e reforçam os mecanismos de proteção aos recursos hídricos existentes na cidade, que é abastecida principalmente pelos rios Ubatiba e Mumbuca. Plantio simbólico e palestra para alunos da Universidade de Vassouras, campus local, evidenciam a data.

A celebração começa neste sábado (19), com o plantio simbólico de duas mudas de Ipê às margens do Rio Ubatiba, no Silvado, iniciando a recuperação local da mata ciliar – formações vegetais que se desenvolvem próximo a rios, córregos, lagos, represas e nascentes. A ação também marca o Dia Municipal da Mata Atlântica (21/03), e acontece próxima à empresa da empresa Águas do Rio, responsável pelo serviço de distribuição de água na cidade.

Na terça-feira (22), a partir das 13h30, a Secretaria de Cidade Sustentável promove uma palestra para alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Resíduos e Sustentabilidade, da Universidade de Vassouras, campus Maricá, sobre as bacias hidrográficas do município, na sede da Unidade de Conservação do Silvado. O evento terá palestras de Leandro Guerra, biólogo especialista em Recursos Hídricos, e de Caroline de Oliveira Moura, arquiteta da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos.

Data marca a defesa dos recursos hídricos do município

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta. Maricá segue essa agenda e é exemplo de preservação do meio ambiente.
No município, 61% do território é considerado Área de Proteção Ambiental (APA). Além disso, a cidade conta com duas Unidades de Conservação nos bairros Espraiado (sede) e Silvado, onde são realizadas atividades sócio culturais, ambientais, além do monitoramento de rios, lagoas e cachoeiras.

“A programação do Dia Mundial da Água é importante para reforçar as fiscalizações contínuas que realizamos próximo aos rios, essenciais para a sustentabilidade em Maricá. Inauguramos, em dezembro de 2021, a sede da Unidade de Conservação do Silvado, aumentando o controle sobre casos de desmatamento e ocupações irregulares no entorno do Rio Ubatiba. Além disso, pelo projeto Maricá+Verde plantamos 30 mil mudas na calha do rio, ação fundamental para o reflorestamento”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira.

Ações contínuas estimulam a sustentabilidade

O município promove ações contínuas para fomentar a conscientização sobre a importância dos recursos hídricos e incentivar a preservação da APA. O Circuito Ecológico Caminhos de Maricá é uma das atividades educativas que estimula o ecoturismo de aventura, realizando passeios gratuitos e guiados à população pelas trilhas locais, passando por rios, cachoeiras e áreas com vegetação nativa da Mata Atlântica.

A Secretaria de Cidade Sustentável realiza treinamentos contínuos sobre meio ambiente, por meio de palestras e atividades de campo para fiscais de obras e ambientais do município, além de cursos online sobre sustentabilidade. Em uma das atividades mais recentes, os alunos visitaram as unidades de conservação do Espraiado e do Silvado, navegaram pelo sistema lagunar e fizeram curso sobre legislação na Escola Municipal de Administração de Maricá (EMAR).

Parcerias promovem a preservação ambiental

Lançado em agosto de 2021, o programa Lagoa Viva, iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), utiliza bioinsumos (microorganismos vivos) para renovar o ecossistema de rios e lagoas da cidade, eliminando o mau cheiro e trazendo limpidez à água. O município é pioneiro na utilização da técnica de saneamento alternativo natural, sem química e sem quaisquer efeitos danosos ao ecossistema ou às pessoas.

A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), com apoio da Secretaria de Cidade Sustentável, realiza outra iniciativa importante, com ações contínuas voltadas à educação ambiental nas orlas e áreas de preservação do município. As atividades contam com retirada de resíduos das margens dos rios, lagoas e também na faixa de areia das praias. Em setembro de 2021, foram recolhidos 600 quilos de tampinhas de garrafas, canudos, garrafas pet e material plástico, presentes nos bairros Ponta Negra, Barra de Maricá e Restinga de Zacarias.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here