Sanemar assina contrato com a Unicamp. Foto: Elsson Campos

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) assinou, nesta segunda-feira (18/10), um contrato com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para realização de um estudo e pesquisa de projeções populacionais, que deverá ser concluído em seis meses e permitirá projetar a população de cada bairro para daqui a 20 anos, por grupos etários e sexo. Os dados e características da população, por bairro, servirão como base para guiar as políticas públicas dentro do território municipal.

Com a ausência do censo de 2020, os dados oficiais disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já se encontram defasados e não refletem a realidade atual do município. Esta situação é mais complexa ainda para Maricá, que vivencia um crescimento demográfico acelerado via migração.

A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Fabiano Horta, com a presença da presidente da Sanemar Rita Rocha, do professor doutor e coordenador do estudo, Everton Emanuel Campos de Lima. O professor doutor José Marcos e o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, participaram de forma online.

O prefeito Fabiano Horta fez questão de frisar o desafio de Maricá na questão demográfica.

“Maricá passou nos últimos anos por uma migração muito grande de pessoas e apenas com a observação do cotidiano podemos afirmar que somos o município que mais cresce na Região Metropolitana. Por isso se torna cada vez mais necessário compreender a cidade e cientificar para remodelar nossas políticas sociais. Para nós é urgente concluir esse trabalho com a Unicamp,” afirmou o prefeito.

A presidente da Sanemar, Rita Rocha, falou sobre a importância da aproximação com a Unicamp, instituição reconhecida pela expertise em aplicação do conhecimento demográfico para atender as demandas da sociedade, através do desenho de políticas públicas.

“A parceria com as universidades está cada vez mais presente no nosso trabalho. Recentemente, também assinamos um contrato com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É importante termos esse conhecimento e expertise das instituições e de seus profissionais com foco na realidade social,” disse Rita.

Já o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles fez questão de agradecer a confiança do município no trabalho da universidade.

“Estamos muito felizes em poder realizar esse estudo e, mesmo longe, acompanhamos o salto que Maricá teve na inclusão de políticas públicas na vida dos cidadãos. Essa inclusão é que faz a diferença. Passamos por um momento no país em que se coloca em dúvida a importância da ciência e da educação, e Maricá segue o caminho inverso apostando na inovação para a construção do futuro”, afirmou o reitor.