Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, entregou uma premiação para 20 alunos do projeto Pré-Enem Popular Iara Iavelberg com as melhores pontuações no simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento aconteceu nesta sexta-feira (01/10) no Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, com entrega de certificados aos estudantes.

Segundo a secretária de Educação, Adriana Costa, o resultado positivo do simulado mostra o empenho dos participantes.

“O Pré-Enem dá oportunidades para quem não consegue pagar um curso preparatório, para quem deseja aprender e se aprimorar. Estamos mostrando que o conhecimento é o bem mais precioso que podemos compartilhar”, reforçou.

Alunos demonstram a importância da iniciativa

Os estudantes com as melhores colocações no simulado ficaram satisfeitos com o reconhecimento, pontuando também o papel do Pré-Enem no caminho até a conquista de uma vaga na universidade.

“Foi uma experiência ótima. Os professores são maravilhosos e atenciosos. Além da equipe do Pré-Enem ser organizada e estar pronta para ajudar sempre. Consegui aprender e evoluir como estudante”, afirmou Giovanna Porto, de 18 anos, moradora de Bambuí, estudando para Medicina.

O aluno João Vitor Guimarães, 18 anos, se preparando para cursar Jornalismo, destaca que o projeto é uma oportunidade única para mudar a realidade das pessoas.

“O Pré-Enem me ajudou nas matérias em que tenho dificuldade. Foi uma grande oportunidade para sanar minhas dúvidas”, completou.

O simulado

O simulado realizado pelo Pré-Enem Popular é uma ferramenta de diagnóstico dos estudos, feito de forma totalmente digital, preparando os maricaenses para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 21 e 28/11. O simulado é parecido com o exame, com 180 questões de diversas áreas do conhecimento e uma redação. No total, 210 alunos participaram dos dois dias de aplicação, realizados em 11 e 18/09.

Todos os alunos que fizeram o simulado participaram de entrevistas individuais com os gestores do projeto. O atendimento personalizado é uma forma de auxílio e orientação aos estudantes, na busca por um número ainda maior de aprovações.

Preparatório público e gratuito

O Pré-Enem Popular Iara Iavelberg existe desde 2016, auxiliando centenas de estudantes a conquistarem uma vaga em uma universidade pública. Desde o início da pandemia de Covid-19, as aulas ocorrem de forma online, através das plataformas Zoom ou Google Meet, alcançando ainda mais pessoas, que antes não conseguiriam comparecer às aulas presenciais.

No último Enem, 102 alunos da iniciativa foram aprovados em universidades públicas brasileiras e também da Europa. Desse contingente, 57 passaram para universidades federais brasileiras, 39 para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de 01 na Universidade de São Paulo (USP), 01 na Universidade de Campinas (Unicamp), 03 no Consórcio Cederj e 01 na Universidade do Porto (em Portugal).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here