Prefeitura de Maricá realizou mais um dia de evento da Semana Municipal de Incentivo ao Esporte para a Pessoa com Deficiência. Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá realizou nesta sexta-feira (24/09) mais um dia de evento da Semana Municipal de Incentivo ao Esporte para a Pessoa com Deficiência. À frente da iniciativa, a Secretaria de Esporte e Lazer busca estimular a conscientização sobre a importância da inclusão desse público específico nas atividades esportivas.

A solenidade aconteceu na Arena Flamengo, no Flamengo, com homenagem à Diana Barcelos (moradora de Maricá, atleta do Flamengo e integrante da Seleção Brasileira de remo nas Paralimpíadas de Tóquio 2020), e contou ainda com uma partida de futsal e clínica de Bocha Paralímpica.

O secretário da pasta, Filipe Bittencourt, comentou a atividade: “Inserir a pessoa com deficiência na sociedade é um dever de todos e, fazendo isso junto do esporte, unimos a integração social com os inúmeros benefícios para a saúde dos participantes. Essa semana é superimportante, além de ser uma semana de incentivo para as pessoas com deficiência”, pontuou.

Reconhecimento

Segundo a paratleta Diana Barcelos, a homenagem é um reconhecimento. “Ser atleta paraolímpica é um desafio diário, você tem que vencer a sua deficiência e competir, no meu caso, em alto rendimento. Porém, é uma coisa bem prazerosa. Receber essa moção foi uma grande emoção, ela mostra reconhecimento da cidade em mim”, comentou a atleta Diana Barcelos.

O evento teve também a presença do atleta de Bocha participante das paralimpíadas do Rio em 2016, Lucas Araújo, para quem é gratificante mostrar sua trajetória no esporte em um evento na cidade. “Participar dessa semana é maravilhoso. Amo jogar Bocha, um esporte que, como qualquer outro, tem que ter muita dedicação para alcançar os objetivos”, disse o atleta.

Jogos Paralímpicos

Jogos Paralímpicos ou Paraolímpicos é o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas, deficiências visuais, além de deficientes mentais.

Entre as diversas modalidades disputadas pelos atletas paralimpicos estão o remo e a bocha. No caso da bocha ou boccia é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador, e consiste em lançar bochas e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado.

Confira a programação deste sábado (aqui)