Travessia Jaqueira x Boliviano - Foto: Marcos Fabrício

A estreia da travessia Jaqueira x Boliviano no Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, organizado pela Secretaria de Cidade Sustentável, atraiu 15 aventureiros e amantes da natureza no sábado (31/07).  A trilha de nível médio difícil, teve duração de quatro horas, para cobrir o percurso de 8,5 km. O número de participantes para as caminhadas segue os protocolos de higiene, por conta da pandemia da Covid-19.

Para a dentista Carolina Serrão, 40 anos, que participa do circuito desde 2014, a travessia é uma excelente atividade para se fazer com amigos. Além de ser uma caminhada segura. “Foi minha primeira vez nessa travessia, eu não conhecia todo o trecho, somente o caminho Darwin. Adorei o percurso, foi muito leve e muito interessante”, destacou.

“A caminhada foi muito educativa e organizada. Foi maravilhosa a travessia, sempre aprendo algo novo. A natureza é algo que temos que cuidar e admirar e, não, desmatar”, comentou Claudia Reis, técnica de enfermagem.

O percurso da travessia foi todo realizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca, onde os aventureiros puderam visitar o Núcleo do Parque.  A atividade incluiu ainda uma parada em uma lanchonete da região, como forma de gerar renda e emprego à comunidade do entorno das unidades de conservação.

De acordo com Márcia Freitas, gestora das Unidades de Conservação Maricá, o projeto criado em 2013 tem entre seus objetivos o de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente “Nestes oito anos de atividades, temos atingido o objetivo do projeto, que é o de conscientizar os participantes da importância da preservação e conservação do Patrimônio Ecológico de nossa cidade”, explicou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here