Foto: Ana Paula Soares

Faz parte da campanha Agosto Dourado – dedicada ao incentivo do aleitamento materno –, que acontecerá até dia 27/08, a sensibilização dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre o tema.

A ação está ocorrendo no decorrer dos meses de abril, maio, junho e julho e será finalizada nesta semana, a primeira de agosto, com a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em todas as unidades, realizadas pelas fonoaudiólogas estatutárias e fonoaudiólogos do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF), tendo também a participação de alguns profissionais das Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Cerca de 170 agentes das equipes da ESF já foram capacitados, com a participação de profissionais do NASF, como fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. As fonoaudiólogas estatutárias que fizeram as capacitações para que fossem replicadas posteriormente foram Suzane Agrizzi, Adriana Tinoco e Adriana Pinto. Em setembro, será iniciada a qualificação dos técnicos de enfermagem e dos enfermeiros.

Uma das multiplicadoras para as USF é a nutricionista do NASF, Raizza Amaral dos Santos, especialista em Nutrição Materno Infantil, com cursos voltados para a importância do aleitamento materno e introdução alimentar.

“Realizamos então o matriciamento (forma compartilhada de trabalho) dos agentes comunitários e outros colaboradores da USF sobre o aleitamento materno para tornar as unidades básicas amigas da amamentação, onde todos estão capacitados a acolher a puérpera, lactente e sua rede de apoio para esse momento lindo que é a amamentação. Foi notório o envolvimento e interesse dos profissionais em receber a capacitação. Também trocaram conosco suas experiências de vida sobre o aleitamento materno”, ressaltou Raizza.

Além do mês que marca a importância do aleitamento materno, é importante lembrar das atividades que a Secretaria Municipal de Saúde tem ao longo do ano de forma contínua.

“Na triagem neonatal – que funciona nos quatros polos (USF Ponta Negra, USF Inoã II, USF Barroco, USF Centro; neles já existiam teste do pezinho, da orelhinha, da linguinha e vacina BCG) – a partir de junho, foi implantada a avaliação da mamada pelos fonoaudiólogos, que ali estão lotados. Ou seja, toda as mães e seus recém nascidos, que vão ao polo para realização dos testes neonatais, são observados em sua mamada e nesse momento recebem orientações desse profissional”, destaca Aline Peixoto, médica pediatra, coordenadora da área técnica da saúde da criança e do adolescente da SMS Maricá.

Ao longo de todo o ano, são mantidas as qualificações nas unidades; os trabalhos na sala de amamentação no Posto Central, que acolhe e apoia o aleitamento materno de forma exemplar; as rodas de conversa virtuais e mensais para gestantes, puérperas, lactantes e seus companheiros e familiares; os grupos de gestantes em cada unidade que reforçam esse tema; e, também no Posto Central, para as mães do pré-natal de alto risco, uma consulta de pediatria e uma consulta de fonoaudiologia durante a gestação, para a mãe receber as orientações sobre amamentação por olhares diferentes.

“É importante ressaltar que o papel do médico e da equipe de saúde da família são fundamentais. Desde a gestação esse médico e sua equipe já acompanham e orientam sobre a amamentação. Tiram dúvida, incentivam e acolhem. Porém, no pós-parto a importância é maior, pois é hora de colocar em prática todo o ensinamento. Muito importante o apoio e a disponibilidade para acompanhar essa mãe e não perdemos o aleitamento materno. Dificuldades são inúmeras, porém são nos profissionais de saúde de sua unidade que encontramos o alicerce e o incentivo”, analisa a médica pediatra Aline.

Para a nutricionista Raizza, todos os profissionais de saúde devem se mobilizar para garantir às futuras gerações uma alimentação adequada na infância começando com esse alimento que vale ouro: o leite materno. “Todos nós somos responsáveis pela prevenção de agravos à saúde dessas crianças compartilhando nosso conhecimento à comunidade”, finalizou a nutricionista da Atenção Primária à Saúde.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here