Foto: Anselmo Mourão

A Secretaria de Cidade Sustentável recebeu nesta terça-feira (29/06) quatro computadores reciclados na sede da Unidade de Conservação da cidade, no Espraiado. A ação é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac). Maricá recebeu 11.493 kg de resíduo eletrônico de diferentes doadores do Brasil no primeiro trimestre de 2021.

Além de reciclar os computadores, o CRC oferece cursos voltados para a montagem e manutenção de computadores, de edição de vídeo e de impressão 3D, além de oferecer cursos de informática básica para jovens e idosos do município, assim que as aulas presenciais retornarem.

A cidade  possui atualmente  cerca de 20 pontos de coleta instalados, mas a previsão é  chegar a 200, como supermercados e secretarias onde o morador poderá entregar o lixo eletrônico.

“Essa parceria com o Inac, além desses pontos de recolhimento de resíduos eletrônicos, nos beneficiou com as doações de computadores para sede do Espraiado, esses equipamentos vão estar disponível para população, onde acontece a reunião de moradores e para consultas diárias, quando necessário”, declarou o subsecretário Guilherme Mota.

Segundo a gestora de unidades de conservação, Márcia Freitas, a secretaria  vem mobilizando a comunidade no descarte de eletrônicos. “O nosso trabalho começou de uma maneira pequena aqui, mas procuramos envolver toda  a comunidade do entorno das unidades de conservação, para sensibilizar a importância da conservação e do descarte certo e estamos colhendo bons frutos”, disse.

Júlio Hessel, presidente do Instituto, ressaltou que além de recolher o lixo eletrônico de toda cidade, preservando o meio ambiente, a ação dá a destinação correta aos resíduos. O intuito é tirar o lixo eletrônico da rua.

“Nós temos o programa de recondicionamento de computadores. A partir do lixo eletrônico, nós conseguimos recondicionar alguns equipamentos e esses equipamentos são doados. Nós estamos colocando algumas máquinas aqui na sede do Espraiado e em outros pontos como biblioteca, CRAS, entidades que precisam de equipamentos, ainda mais que estamos em uma pandemia e o jovem utiliza para estudar”, afirmou.

O trabalho de conscientização  ambiental  não  para por aí. O programa será levado  às escolas  orientando os alunos como devem proceder no descarte dos eletrônicos. Além dos estudantes,  um ônibus  irá recolher os eletrônicos em bairros, onde as pessoas poderão descartar os eletrônicos mais pesados, como uma televisão.