Foto: Evelen Gouvêa

A Secretaria de Educação de Maricá recebeu na manhã desta quinta-feira (18/03) a doação de 30 computadores, feita pelo Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC). Os equipamentos, recondicionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), com sede em Maricá, irão ampliar o atual efetivo que já conta com cerca de dois mil equipamentos  instalados e em uso nas escolas da rede municipal.

Com as aulas presenciais da rede suspensas, por conta da pandemia de Covid-19, os computadores recém-chegados serão colocados à disposição dos alunos que não possuem recursos e/ou acesso a internet para que possam realizar seus respectivos estudos e pesquisas.

De acordo a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, as máquinas serão alocadas estrategicamente nos polos do SENAI, presentes em Itaipuaçu, Inoã, Condado e Centro, além do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, onde, através de um agendamento prévio, os estudantes poderão utilizá-las.

“Escolhemos os polos do Senai para essa ação porque estamos em uma pandemia, nossas aulas presenciais permanecem suspensas, estamos implantando uma nova plataforma digital e precisamos dar mais opções, além das escolas, para o acesso dos nossos alunos à computadores e internet”, explicou a secretária.

Segundo Adriana a previsão é de que em abril, seja possível o agendamento para uso dos computadores tanto nas unidades escolares como nos polos e no CEU.

“Neste momento, em que todo o município está com medidas de restrições para a contenção do avanço da Covid, ainda não será possível iniciar a ação, mas iremos fazer todas as avaliações necessárias para que a possamos oferecer mais essa opção aos nossos alunos. Claro que respeitando todos os protocolos, o distanciamento social e oferecendo toda a segurança”, frisou a secretária.

Para Júlio César, presidente da INAC, é muito importante dar condições para que jovens sem recursos tenham acesso à conectividade.

“O momento que vivemos, por conta da pandemia, exige que os nossos jovens fiquem conectados já que infelizmente não podem voltar à escola. E a doação destes equipamentos é muito importante porque nem todos possuem computador em casa. É muito gratificante para o nosso instituto poder colaborar com essa conectividade”, disse Júlio.

Júlio falou também sobre as características dos computadores doados. “Para uso acadêmico e de escritório é um equipamento totalmente funcional e essencial. São computadores com processador “i5”, primeira e segunda geração. Todos possuem HD de 320GB a 500GB e 4GB de memória. São excelentes ferramentas e serão muito úteis para o aprendizado dos alunos de Maricá”, avaliou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here