Sala Lilás - Foto: Divulgação/Berg Silva

A Prefeitura de Maricá, em parceria com Niterói, inaugurou nesta sexta-feira (14/08) a Sala Lilás Niterói-Maricá. No local serão atendidas mulheres e meninas vítimas de violência física e/ou sexual por uma equipe especializada. O espaço integra a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres implantada no Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC/Niterói).

A Sala Lilás é equipada para realizar exames periciais solicitados pelas delegacias, contando com uma equipe multidisciplinar composta por médicas, peritas, assistentes sociais, psicólogas e enfermeiras. Dessa forma, garante-se um atendimento acolhedor, livre de estereótipos e de posturas inquisitórias às mulheres que buscam esse serviço.

‘’A Sala Lilás ajuda no direcionamento das vítimas e evita o que chamamos de rota crítica, que é quando as vítimas são atendidas e não recebem suporte posterior”, explica Luciana Piredda, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher. “As mulheres são encaminhadas para sua respectiva rede municipal de suporte. No caso de Maricá, elas são direcionadas à Casa da Mulher ou, tratando-se de crianças e adolescentes, à Secretaria de Assistência Social’’, completa. O secretário da pasta João Carlos de Lima (Birigu) também participou do evento.

O projeto foi idealizado através de uma colaboração entre as prefeituras, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e a Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL).