Devido ao distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19, os treinos e preparações específicas dos atletas da equipe de futsal do Projeto Maricá Esporte Competições – iniciativa da Prefeitura de Maricá, oferecida pela Secretaria de Esporte e Lazer -, que antes eram feitos nas quadras e em conjunto, em 2020 passaram a ser realizados através da internet por meio de aplicativos.

De acordo com Carlos Vagner, secretário de Esporte e Lazer, os treinos realizados através do “mundo virtual” foi uma alternativa encontrada pela secretaria para manter os atletas ativos, levando em consideração de que o futsal é uma das modalidades que mais crescem atualmente.

“Hoje a nossa equipe conta com 84 atletas, na faixa etária de 06 a 13 anos, oriundos, em sua maioria, dos nossos projetos sociais como o Esporte Presente e o Maricá Mais Esporte. A continuidade dos treinamentos é muito importante para manter esses atletas em forma, condicionados e principalmente motivados, afinal os atletas do futsal fazem parte da equipe de alto rendimento e representam Maricá em competições que ocorrem dentro e fora da nossa cidade”, explicou Carlos Vagner.

Com o acompanhamento de uma comissão técnica, composta pelos profissionais  Roberto Chagas, Hugo Alves, Gerlando  Cardillo, Felipe Batista e Henrique Santos, que também atua como coordenador técnico, responsável pela preparação das tarefas e treinamentos a serem cumpridos e encaminhados para a equipe , os jogadores, por sua vez, desenvolvem as atividades em casa. Estes treinamentos são registrados pelos atletas e, posteriormente são enviados para a comissão técnica avaliar o desempenho de cada um.

Segundo o coordenador Henrique Santos, assim que terminar o isolamento social e tudo voltar ao normal, a comissão técnica realizará uma busca por novos talentos nos projetos sociais para completar a equipe. “O nosso planejamento é federar os atletas e participar do Campeonato Estadual de Futsal de 2021 pela Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro”, anunciou o coordenador técnico.

Vale lembrar que em 2019 esses atletas competiram no Campeonato Intermunicipal de Futsal que contou com a participação de 10 municípios do estado do Rio de Janeiro, onde o time de Maricá se consagrou campeão na categoria Sub-9 e Vice-Campeão na categoria Sub-7.

Além do futsal o Projeto Maricá Esporte Competições oferece outras modalidades disponibilizadas gratuitamente, entre elas, o futebol, a ginástica rítmica, vôlei e karatê. Em consequência a pandemia, a rotina de todas essas equipes mudou significativamente em 2020.