Foto: Marcos Fabricio

O prefeito Fabiano Horta e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Petróleo Igor Sardinha, realizaram uma reunião por vídeoconferencia com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Lucas Tristão, e representantes da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), na manhã desta terça-feira (05/05) para formalizar o lançamento do Fomenta Maricá, que abrirá inscrições na próxima quinta-feira (07/05), às 19h. A AgeRio é a instituição que será responsável pela análise e concessão do crédito.

“Os esforços unificados constroem programas e projetos que vão transformando esse período de caos, em momento de normalidade. Espero que a gente consiga proteger o emprego das pessoas e recomeçar o ciclo econômico que a gente sabe que vai levar tempo”, ressaltou o prefeito.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Igor Sardinha, a iniciativa irá atender as pequenas empresas. “O sucesso das medidas de prevenção social e de estímulo e socorro econômico guardam uma relação direta com o isolamento social. Conseguindo avançar nessas políticas a gente tranquiliza as pessoas de permanecerem em suas casas. Agora a gente entra em socorro as micro e pequenas empresas, nesse primeiro momento e depois até os MEIs também”, disse.

O objetivo do Fomenta Maricá é oferecer crédito emergencial para os micros e pequenos empresários de Maricá, como parte das medidas de combate aos efeitos da pandemia do Covid-19.

Os microempreendedores individuais (MEIs) também podem ter acesso ao crédito, dependendo de uma análise de viabilização, já que os MEIs estão sendo beneficiados pelo Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT).

Serão duas linhas de crédito, a primeira de microcrédito a juro zero, de R$ 300 até R$ 21 mil, e a outra de R$ 21.001 até R$ 40 mil, com juros de 3% ao ano e tarifas subsidiadas. O prazo de carência para pagamento das prestações das duas linhas de crédito é de 12 meses.

Participaram da reunião, o presidente da AgeRio, Alexandre Rodrigues, a diretora Dara Souza, a superintendente Tatiana Oliver, o gerente Pedro Mota. O subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Diego Freire, também participou do lançamento oficial.