A Prefeitura de Maricá entregou nesta quinta-feira (19/12) cerca de 230 certificados para os aprovados no Programa de Estágio Remunerado, da Secretaria de Trabalho, distribuídos em 38 cursos de nível superior e quatro do ensino médio técnico, entre eles, Administração, Economia, Educação Física, Fisioterapeuta, Produção Cultural, Turismo, Técnicos em Edificações, Formação de Professores, Tecnologia da Informação e muitas outras áreas.

A cerimônia, realizada na quadra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, contou com a presença do prefeito Fabiano Horta; do secretário da pasta, Frank Costa; da vice-presidente da OAB de Maricá, Luciene Mourão, além de familiares e amigos dos estagiários e demais autoridades municipais.

“O objetivo central deste programa que, carrega uma natureza remuneratória, é contribuir com a formação educacional de cada um dos aprovados”, afirmou o prefeito Fabiano Horta. “O estágio é sem dúvida nenhuma uma grande oportunidade para que esses cidadãos coloquem em prática toda a teoria aprendida na universidade. E, poder estagiar na própria cidade, tendo a oportunidade de servir ao público é uma oportunidade única”, destacou Fabiano.

“Realizar a entrega destes certificados é um passo muito importante para o nosso município. Não são somente esses estagiários que estão ganhando com esse programa, mas sim toda a cidade, pois essa iniciativa é a comprovação de que Maricá esta cada vez mais valorizando a educação e a capacitação da sua população”, avaliou o secretário de Trabalho, Frank Costa.

“Quando vi meu nome na lista de aprovados foi muita emoção. O mercado de trabalho e de estágios está muito difícil e me sinto privilegiada por viver em uma cidade que tem criado tantas oportunidades para sua população, principalmente na área da educação”, disse Tália Moura, de 20 anos, moradora do Condado, aprovada para um estágio para Educação Física.

“Estou realizando um sonho, aos 48 anos, por estar cursando Direito através do Passaporte Universitário e agora com esse estágio a felicidade está completa”, afirmou Israel Americano, morador de Araçatiba, aprovado no estágio em Direito.

“Quando vi na rede social da prefeitura a informação sobre esse programa me interessei na hora”, contou Moara Silveira, de 17 anos, moradora de Itaipuaçu. “Meu estagio é em formação de professores e conseguir uma oportunidade na área sempre foi um sonho, mas nunca imaginei que esse sonho seria realizado na minha própria cidade”, completou Moara.

“Aprovados e certificados o próximo passo é a devida contratação dos estagiários com a realização do termo de compromisso, no qual, eles saberão o horário do estágio, a secretaria aonde serão alocados e a vigência. Do dia 06 a 10 de janeiro a Secretaria de Trabalho vai recolher a documentação para que, a partir de então, eles comecem efetivamente a estagiar”, explicou Cleris Maciel, supervisor do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE) do Leste Fluminense.