A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação, entregou na noite desta quinta-feira (12/12) mais de mil certificados aos aprovados do Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF), considerada, segundo a pasta, a maior política de correção de fluxo do estado do Rio de Janeiro.

A cerimonia, realizada na quadra do Colégio Cenecista Maricá, contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de diretores da rede municipal e demais autoridades da cidade.

“Como educadores sabemos a importância de ter um certificado de conclusão de uma das etapas da educação e não tenho dúvida de que com dedicação essas pessoas que hoje estão concluindo o ensino fundamental, em breve, vencerão outras etapas. Maricá é um município que pensa no conhecimento e, por isso, peço que esses formandos não deixem que ninguém tire essa vitória deles”, pediu Adriana Costa, secretária de Educação.

“Quando eu era mais jovem, não gostava de estudar e, por isso, acabei saindo da escola. Hoje isso mudou, tenho outro pensamento e vejo o quanto é importante ter um diploma. Agora que voltei, não paro mais”, garantiu a aprovada Pâmela Santos, de 18 anos, moradora do Barroco.

“Estou muito feliz com a minha aprovação, agora é continuar estudando e no futuro cursar quem sabe cursar uma faculdade. Sei que não vai ser fácil, mas vou me dedicar e aproveitar todas as oportunidades que a minha cidade está oferecendo no que diz respeito aos programas voltados a educação”, afirmou formando Eduardo Peixoto, de 15 anos, morador do Recanto de Itaipuaçu.

“Falar de educação é falar de sonhos  e, praticamente todas as pessoas aqui hoje, que estão tendo essa oportunidade através do EMCCEF, tinham alguma dificuldade em ir para escola no período normal, como eu mesma tive na infância quando eu andava quilômetros a pé para pode estudar . Muitos desistem porque não tem apoio nem financeiro e nem alguém para motivar, muitos inclusive já foram discriminados pela origem humilde, mas hoje todos aqui são vitoriosos”, afirmou Claudia Medeiros, diretora geral da E. M. Reginaldo Domingues dos Santos, em Ponta Negra.