A Prefeitura de Maricá entregou nesta quarta-feira (11/12), na quadra da E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, 328 certificados dos cursos do Programa de Qualificação Profissional. A novidade desta edição foi a certificação das primeiras turmas do Projeto Hospedar, parceria entre a Secretaria de Trabalho, responsável por disponibilizar de forma gratuita a qualificação, e da pasta de Turismo, que vem buscando desenvolver na cidade as capacidades para o melhor atendimento ao público.

Entre os formandos estavam alunos das turmas de Assistente Administrativo, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Confeccionador de Bolsas em Tecidos, Desenhista de Construção Civil, Programador de Web, Fundamentos de Eletricidade, já os formandos do Projeto Hospedar incluíam os cursos de Comportamento Hospitaleiro, Arte em falar em Público, Camareira em Meio de Hospedagem, Gestão de Pousadas e Recepcionista ao Meio de Hospedagem.

“A palavra hoje é gratidão. Que daqui pra fente todos nós tenhamos sucesso e consigamos prosperar e conquistar uma vaga no disputado mercado de trabalho. Sem duvidas hoje me sinto um profissional muito mais preparado”, garantiu Degmar Goudar da silva, de 50 anos, morador do Flamengo e aluno da turma de eletricista.

“Só tenho a agradecer por essa oportunidade. Tenho 54 anos e já moro em Maricá há bastante tempo e hoje poder fazer um curso como esse e ainda de forma gratuita é algo para se celebrar”, comemorou Ana Lídia Gomes, moradora de Santa Paula e aluna da turma de assistente administrativo.

“Fiz o curso de Comportamento Hospitaleiro porque o considero muito importante e na minha avaliação deveria fazer parte de todos os outros cursos. Nossa cidade está ganhando força turística e acredito que cabe a todos nos sermos hospitaleiros para sabermos receber bem nossos visitantes, seja ele o turismo corporativo ou o familiar e de lazer”, avaliou Leni Coelho, de 54 anos, moradora de Araçatiba.

Para o secretário de Trabalho, Frank Costa, o objetivo do programa é possibilitar a entrada do cidadão maricaense no mercado de trabalho. “Só em 2019 foram mais de mil certificados e o Projeto Hospedar é mais uma iniciativa pensada para fomentar o turismo de Maricá e proporcionar aos visitantes e moradores um atendimento de qualidade”, afirmou Frank.

“Esse programa de capacitação vêm de encontro a grande transformação que o município está passando no que diz respeito a sua capacidade empreendedora e turística. Esses alunos precisam ter em mente que não devem parar por aqui. Estamos trabalhando em sinergia para que as oportunidades de negócios, temporários ou definitivos, aconteçam e sejam disponibilizadas para os profissionais da cidade”, acrescentou José Alexandre, secretário de Turismo.