O projeto Maricá + Verde, iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cidade Sustentável, voltou às ruas nesta quinta-feira, desta vez em Bambuí. Ao todo foram distribuídas gratuitamente cerca de noventa mudas de plantas na manhã desta quinta-feira, 21/11.  Quem passava pela praça do bairro pôde aproveitar e levar mudas para casa, como foi o caso da doméstica Janaína da Silva, de 48 anos. “ Eu amo plantinhas, e o verde é a minha cor preferida, tudo combina. Adorei essa ação da Prefeitura, vou participar mais vezes”, contou.

Criado há cinco anos, o Maricá + Verde já distribuiu milhares de mudas, a grande maioria cultivadas no Horto Municipal que funciona no Caxito e todos os meses a equipeda secretaria está presente nas principais praças da cidade. Desta vez foram distribuídas mudas de Pata de Vaca, Genipapo, Goiaba, Algodão-da-Praia, Aroeira, Ipê Rosa, Capim-limão e Acácia.

De acordo com Thais Soares, representante da Secretaria de Cidade Sustentável, o projeto incentiva o reflorestamento na cidade e também estreita o relacionamento da população com o meio ambiente. “O nosso objetivo aqui é mostrar que o meio ambiente é importante para todo mundo”, explicou.

Quem não conseguiu aproveitar a ação pode ir direto ao horto, no Caxito, e pedir uma muda que esteja disponível. O viveiro fica próximo à subestação de energia da Enel, e funciona de 8h às 17h nos dias úteis.

A cuidadora Zeni Lemos, de 56 anos, levou para casa mudas de Genipapo, Pata de Vaca e Capim-Limão. “Eu também adoro plantas, como todo mundo percebeu. Eu não tenho muito espaço aqui, mas sigo plantando. Sempre que posso tenho mais delas em casa”, disse. Os próximos locais de distribuição serão Itapeba (28/11), Recanto, em Itaipuaçu (05/12), Guaratiba (12/12) e Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro (19/12).