Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF) acontece no Joana Benedicta Rangel

Maricá recebeu nesta quarta-feira (13/11) a 3º edição do Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF). Estima-se que mil e cem pessoas, entre jovens e adultos, realizaram o exame que este ano aconteceu em quatro polos distintos presentes nas escolas municipais Reginaldo Domingues dos Santos, em Ponta Negra; João Monteiro, em Itaipuaçu; Professor Darcy Ribeiro, em Inoã e CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro.

“Essa é uma oportunidade ímpar para os nossos jovens e adultos de Maricá que hoje sobem mais um degrau na vida acadêmica”, afirmou Vanda da Silva, diretora geral do CEM Joana Benedicta Rangel. “Aqueles que conseguirem a certificação de conclusão do nono ano poderão ingressar no ensino médio e futuramente sonhar com uma universidade”, destacou.

Ainda segundo Vanda somente no Joana Benedicta Rangel mais de 300 inscritos realizaram o exame. “Temos inscritos de vários lugares de Maricá fazendo essa prova e o mais legal é que qualquer pessoa com idade superior a 15 anos pôde se inscrever para o exame mesmo não estando matriculado em uma escola, pois é uma chance de certificação aberta para toda a comunidade”, frisou Vanda.

“Há 17 anos que estou fora da sala de aula e vi neste exame a possibilidade de terminar meus estudos, mudar de profissão e não parar mais de estudar. Estou confiante e quero sair daqui hoje vitoriosa”, disse Gisele de Souza Ramos, de 31 anos, moradora do Retiro.

“Quero recuperar o tempo perdido. Antes eu não dava importância aos estudos, mas agora vejo o quanto é precioso ter um diploma e não para de estudar. Esse exame me permitirá seguir em frente e conquistar muita coisa”, afirmou Bruno Eduardo Silva, de 15 anos, morador de Guaratiba.

“Trabalho nesta escola há 22 anos e vi essa prova como uma oportunidade de mudar minha vida e crescer como profissional. Estou com uma grande expectativa de ser aprovado e conquistar meu certificado”, garantiu Vanderlei de Oliveira, conhecido como Passarinho, de 47 anos, morador do Boqueirão e funcionário do CEM Joana Benecdita Rangel.

É importante destacar que o EMCCEF segue os padrões do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA), programa com a mesma finalidade, implementado pelo Governo Federal e, que por atender a população de uma forma geral se consolida como uma das maiores políticas de correção de fluxo do estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here