Jogos Estudantis com partidas de futsal - Foto: Katito Carvalho

Alunos de colégios municipais, estaduais, federais e particulares de Maricá  se reuniram na Arena Flamengo, nesta quinta-feira (10/10), para acompanhar a primeira etapa da disputa masculina do futsal nos Jogos Estudantis. Promovida pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação, a competição conta, neste primeiro momento, com jogos das categorias C (12 e 13 anos), D (14 e 15 anos) e E (16 e 17 anos).

“Devido às chuvas o jogo do 3° distrito, que aconteceria na Arena São José, foi adiado para a próxima semana. Então, esta acabou sendo a primeira disputa do futsal”, explicou o coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, Cristiano de Oliveira.

De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos Intersetoriais da pasta, Sônia Andrade, após a disputa de todas as categorias em cada distrito, os campeões se enfrentam a partir de 04/11,, quando começam as finais. “Em novembro competiremos com os quatro distritos juntos, para conhecer o grande vencedor de toda Maricá”, afirmou Sônia.

Pai do jogador Matheus Abud (12 anos), que estuda no Colégio Santa Mônica, Leandro Abud (39 anos) falou sobre a importância do apoio familiar à prática esportiva. “Eu sou advogado, pedi dispensa do escritório para estar aqui hoje. Eu acho o máximo estas atividades, elas são de grande apoio para a nossa juventude, e as famílias precisam trazer as crianças para o esporte, porque desta forma elas ficam longe das ruas”, afirmou Leandro.

Estudante da E.M. Joana Benedita Rangel, Luiz Gabriel Pereira da Silva (16 anos) estava lesionado e não pode jogar, mas ajudou na torcida. “Vim para jogar, mas machuquei o joelho e acabei ficando só na arquibancada. É bom dar apoio aos colegas, mas ver o jogo acontecendo e não poder fazer nada é muito ruim. A competição está bem melhor que no último ano, está bem organizada, isso é um incentivo para nós”, contou Luiz Gabriel.

Atleta de handebol, Márcia Cristina Felinto da Silva (17 anos) é aluna do Colégio Estadual Elisiário Matta, e desta vez estava na torcida pela equipe masculina de futsal da sua escola. “Nunca tinha participado de uma competição antes, e achei uma oportunidade muito boa. Merecemos isso, vivo em Maricá há bastante tempo, e tenho muito orgulho de ver todas essas mudanças acontecendo. Precisamos prosseguir com estas atividades, que são um incentivo muito grande. Eu sou um exemplo disso, porque não praticava nenhum esporte mas agora estou me aventurando”, destacou Márcia.

As categorias C, D e E do futsal feminino, e a categoria A do futsal masculino jogam na próxima quarta-feira (16/10), entre 9h e 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.