Curso de Politicas Inclusivas - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Políticas Inclusivas promoveu nesta quinta-feira (10/10) o curso de atualização “Fortalecendo a Inclusão Social nas Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Garantia de Direitos”. Com duração de 24 horas, o curso é realizado todas as quintas-feiras de outubro, das 14h às 17h, no salão Sal da Terra, localizado na Rua Álvares de Castro, 189, ao lado da Igreja Matriz, no Centro.

Nesta quinta-feira a aula foi ministrada pela professora Cristiane Malungo, que abordou o tema “Formação Sócio-Histórica: a importância para a constituição ou construção dos direitos até a contemporaneidade.

“É importante que reafirmemos essa constituição cidadã de 1988 dentro da perspectiva de tudo o que estamos vivendo hoje de política social, para que não possamos perder nossos espaços conquistados”, disse a responsável pela pasta, Sheila Pinto.

Durante a palestra, a pedagoga Cristiane Malungo, especialista em questões étnico-raciais, de gênero, violência contra mulheres, crianças e adolescentes, em especial contra a população negra fez uma apresentação expositiva em um telão citando exemplos e tecendo comentários sobre os temas.

A plateia era composta de estudantes de Psicologia, Serviço Social, representantes do executivo, de ONG’s, conselhos municipais e sociedade civil em geral.

Entre os participantes, a auxiliar administrativo Elizangela Menezes, de 42 anos estava satisfeita por participar. “Acho ótimas essas palestras porque se fôssemos fazer em outro lugar seria pago. Além de ser um curso importante, ele é gratuito. É uma boa oportunidade que a Prefeitura está nos dando em adquirir conhecimento”, avaliou.

Também atenta ao que era passado pela palestrante, a auxiliar de serviços gerais, Juliane Teixeira, de 33 anos, tem a certeza de que o aprendizado adquirido vai agregar valor à sua carreira profissional.

“Estou fazendo o curso de Serviço Social pelo Programa Passaporte Universitário (oferecido gratuitamente pela Prefeitura) e daqui vou tirar experiências novas para acrescentar no meu curso e incorporar ao meu cotidiano com as pessoas que lido. Acho ótima essa iniciativa para que a população de Maricá tenha consciência dos seus direitos e deveres como cidadão”, pontuou.

O curso “Fortalecendo a Inclusão Social nas Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Garantia de Direitos” já teve como primeiro módulo, iniciado no dia último dia 03/10, o tema “Instrumentalidades: técnicas, métodos, laudos e pareceres – A importância dos instrumentos no fazer profissional cotidiano”. As próximas aulas acontecerão nos dias 17, 24 e 31/10, das 14h às 17h.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here