Projeto "Vaca não dá leite" em escola de Inoã - Foto: Evelen Gouvêa

Desenvolvido pela companhia de teatro Lacraia’s Produções, com o apoio da Secretaria de Educação, o projeto de incentivo à leitura ‘Vaca não dá leite’ realizou a sua primeira ação na manhã desta segunda-feira (07/10), na Escola Municipalizada de Inoã.  

O evento de estreia, apresentado para três turmas do primeiro segmento, com alunos em uma faixa etária que vai de 07 a 10 anos, contou com o show do mágico Dragon, a apresentação de artes malabares do colombiano David Martinez e com as contações de histórias feitas pelos atores Isabela Abboud, Letícia Volúpia e Robert Costa. 

“Objetivo é mostrar a importância da leitura, queremos que os jovens e crianças saibam o quanto é importante ler e aprender, para atingir objetivos futuros e mudar a vida para melhor”, disse o organizador do projeto, Perceu Silva. 

Inspirado pela reflexão do filósofo Mario Sergio Cortella, Perceu deu origem ao trabalho que, além de levar cultura, também tem como missão a divulgação da ideia de que é preciso trabalhar e se esforçar para alcançar o sucesso.  

“Estou muito feliz com a estreia, é um sonho antigo. Há muito tempo atrás eu fiz parte de um projeto chamado Beabá na Praça, que acontecia no Caxito e era comandado pelo amigo Délcio Teobaldo. Infelizmente ele acabou tendo que parar e eu fiquei com isso na cabeça. Até que surgiu, agora, a oportunidade de criar esta ‘carrocinha’, que é na verdade uma minibiblioteca itinerante, onde a gente vai levar artes, oficinas e a oportunidade de incentivar crianças a ler”, acrescentou Perceu.  

“Este projeto tem como proposta o desenvolvimento de atividades artísticas que visam fomentar a formação de leitores. A Secretaria de Educação incentiva, através de projetos próprios e através de parcerias, o desenvolvimento de ações de leitura em nossa rede. A leitura liberta, formar leitores é incentivar a formação de cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa.

Para a diretora da Escola Municipalizada de Inoã, Renata Jardim Coube, a atividade casou perfeitamente com o cronograma de ensino.

“Estamos na semana da criança, que é uma semana onde tentamos trazer coisas mais divertidas e leves. O brincar também pode ser pedagógico e criativo, e o projeto ‘Vaca não dá leite’ nos abraçou justamente neste momento. É uma iniciativa linda que passa pela formação de leitores, que foi encaixada na dinâmica desta semana, e que proporcionou um momento coletivo de grande valia”, disse Renata.  

A aluna Ana Luíza Casado Nascimento (10 anos), que tem o sonho de ser presidente do Brasil, apoiou o projeto. “Achei muito bom, todo mundo tem sonhos e precisa viver eles. Com a leitura a gente consegue alcançar eles de qualquer jeito. Quero ser presidente, para ajudar o país”, afirmou a pequena.  

Inspirada pela apresentação da atriz Isabela Abboud, que contou histórias e dublou a personagem Moana, a aluna Manoela Nascimento Vieira Fernandes (09 anos) também falou sobre suas aspirações. “Quando crescer também quero fazer faculdade de teatro, igual a tia Isabela. Vou precisar ler bastante”.  

No próximo dia 11/10 o projeto ‘Vaca não dá leite’ estará na Escola Municipalizada Retiro, que fica no bairro de mesmo nome.

“Hoje realizamos uma ação um pouco mais curta, já que o nosso tempo aqui era pouco, mas queremos oferecer uma série de dinâmicas como o desafio da leitura, espetáculos teatrais e oficinas circenses. Queremos priorizar as áreas de alta vulnerabilidade social, pretendemos levar a cultura para estes locais e para escolas. Estamos montando uma agenda para atender todo o município”, finalizou Perceu. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here