Funcionários da Saúde fazem aula de ioga - Foto: Clarildo Menezes

Funcionários da Secretaria de Saúde de Maricá participaram na tarde desta segunda-feira (07/10) da primeira aula de ioga, como forma de ajudar a melhorar o desempenho no trabalho. Com duração de 45 minutos, as aulas oferecidas nesse mês fazem parte das ações em homenagem ao Outubro Rosa (campanha anual com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama).

Preconizada pelo Ministério da Saúde, a ioga funciona como Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças.

Comandada pela enfermeira do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Selma Afonso, que há mais de 10 anos também é professora de ioga, falou sobre a história e os benefícios dessa arte milenar.

“Diminuiu a ansiedade e o estresse, aumenta a concentração, melhora a qualidade da memória e ajuda a respirar corretamente o que contribuiu diretamente para uma melhor qualidade de vida”, destacou a professora.

O método aplicado na aula é o “Hatha Yoga”  introduzido por Yogui Swatmarama,  aproximadamente, no século 15, na Índia, que é o mais popular do mundo e o mais fácil de praticar, adaptável para todo tipo de pessoa e de qualquer idade. “Esse sistema que deu origem a diversos outros estilos de ioga. O importante é respeitar o seu limite. Não deve doer e nada deve ser feito sem respirar”, afirmou a professora.

A coordenadora administrativa da secretaria de Saúde, Fernanda Becker, ressaltou a importância de oferecer aos funcionários atividades que proporcionem bem-estar.

“Queremos de forma contínua promover saúde por meio da ioga e também com aulas de ginástica laboral para ajudar a melhorar o desempenho no trabalho. Trabalhamos numa área que vivemos no limite entre a vida e a morte, então temos que fazer atividades que nos relaxem e nos ajudem a lidar com a rotina diária”, destacou. A coordenadora disse ainda que a ginástica laboral será realizada às terças e sextas-feiras e a ioga, às segundas.

Há cinco anos na secretaria, Thais Spedo, de 29 anos, considera essencial fazer atividades que trabalhem corpo e mente. “Já faço musculação, mas, passo oito horas por dia sentada, então nada melhor do que poder relaxar o corpo e a mente para trabalhar mais concentrada, com mais vigor e disposição”, explicou.

Funcionária do Programa de Saúde da Mulher, Sabrina Marins Abreu, de 26 anos, acha importante fazer exercícios que ajudem a melhorar a postura. “Muito bom. Ajuda em tudo. Com a nossa carga horária e nosso ritmo de trabalho sempre é bom praticar atividades que trabalhem nossa postura e nossa mente”, frisou.

Adenize Pereira da Silva, de 62 anos, que trabalha no setor de Epidemiologia, adorou participar da aula. “Já tinha feito ioga antes, mas tive que parar. Sempre é excelente para o corpo praticar atividades físicas. Mas, para mim, que fiquei viúva em 2017, é uma excelente ferramenta para me ajudar a lidar bem com essa perda”, concluiu. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here