Dia Mundial da Limpeza em Ponta Negra - Foto: Divulgação

No último sábado, 21/09, além de comemorar o Dia da árvore, Maricá foi uma das cidades participantes do Dia Mundial da Limpeza. Por isso, a Secretaria de Cidade Sustentável e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) convidaram a Secretaria de Educação para realizar uma atividade na praia de Ponta Negra.

A ação contou com a participação de cerca de 120 alunos das escolas municipais do Espraiado, Reginaldo Domingues dos Santos (Ponta Negra), Professora Dilza da Silva Sá Rego (Jaconé) e Amanda Peña de Azevedo Soares (Bananal), além de voluntários, banhistas e moradores.

Foram recolhidos aproximadamente 200 kg de lixo, sendo 80% de plástico, entre descartáveis, garrafas pet e sacos de sanduíche, por exemplo, num curto trecho que compreende as pedras e a guarita dos guarda-vidas.

Houve também, o plantio simbólico da planta de número 30 mil do projeto Maricá Mais Verde; uma soltura de aves; aula ambiental com a participação de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a apresentação do projeto a Escola Municipal do Espraiado que está juntando tampas de garrafa para trocar por cadeiras de rodas e uma demonstração com representantes da Rota Gastronômica sobre a utilização de alimentos para evitar o desperdício.

“Esse movimento acontece no mundo inteiro ao longo de 36 horas. A quantidade de lixo coletado numa extensão que não representa a praia é só uma amostragem da quantidade de lixo que é despejado de forma inadequada num momento de lazer pelos moradores. A participação dos alunos numa ação como essa gera uma mudança de hábito nas crianças”, explicou o diretor de coleta, resíduo e varrição da Somar, Bruno Rodrigues.

Coordenadora da Secretaria de Cidade Sustentável, Andressa Bittencourt comemorou o resultado. “Nossa avaliação foi super positiva porque o evento realmente teve uma adesão enorme da população aqui de Ponta Negra. As próprias crianças pediam orientação sobre o que poderiam fazer para nos ajudar. Fazer essa conscientização desde a infância é  fundamental para a nossa cidade”, contou.

Secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa explicou que os alunos levados moram todos no entorno da praia. “Esse projeto tem que ser desenvolvido ao longo de todo o ano, principalmente com eles que moram aqui. Para que eles tenham a consciência de não sujar, mas também de ajudar a limpar”, frisou.

Diretora adjunta da E.M. Reginaldo Domingues dos Santos, Andréia Antão completou: “Queremos conscientizar os alunos sobre a importância de fazer a limpeza na praia e na nossa cidade para que haja mais peixes, para que tenha mais fonte de vida no mar e o ambiente possa respirar melhor para que no futuro eles possam usufruir do ambiente”, disse.

Uma lição e tanto para o pequeno Gabriel Peçanha (9 anos). “Eu vi um montão de coisas boas, catamos muito lixo, aprendemos que um plástico demora 100 anos para dissolver, então fizemos bem ao planeta e à natureza. Temos que cuidar do nosso planeta”, pediu.