Edson Nascimento no hand bike - Foto: Marcos Fabricio

A Arena Flamengo recebeu nesta sexta-feira (13/09) a visita de Edson Rocha Nascimento, vice-campeão brasileiro em 2017 de handbike, modalidade ciclística voltada para pessoas com deficiência onde se pedala com as mãos.

Terceiro colocado na maratona de Nova York, o carioca de 46 anos realizou um rápido workshop para um grupo de PCDs (Pessoas com Deficiência) que treina no local com professores especializados, e deu voltas dentro da quadra e na ciclofaixa da área externa. Em seguida, ele se encontrou com o prefeito Fabiano Horta e com o secretário de Esportes Filipe Bittencourt na inauguração da Praça dos Pescadores, em Guaratiba.

Em sua passagem pela arena, Edson mostrou como funciona o equipamento feito em fibra de carbono, que pesa até 10 quilos e custa cerca de R$ 3 mil. Ele respondeu a perguntas feitas pelos jovens e também contou que o esporte o ajudou em sua reabilitação, depois que se tornou cadeirante.

“Sofri um acidente de carro em janeiro de 2005 e conheci o esporte seis anos depois. Dá sim uma certa revolta quando surge essa condição porque há muitos questionamentos sobre o futuro, mas a prática do handbike melhorou muito minha condição física e minha postura. Hoje só tenho a agradecer ao esporte e quero propagá-lo o máximo que puder para ajudar outras pessoas como eu”, avaliou o atleta, que vai participar da maratona de Berlim, na Alemanha, no fim do mês.

Em outubro, ele prometeu voltar a Maricá para participar do Bike Night, passeio ciclístico que acontece todo mês nas ruas do Centro.

Além do patrocínio, o atleta conta com o apoio do coletivo Construindo Pontes, cujo objetivo é criar ações que promovam medidas apropriadas para que as pessoas com deficiência tenham mais dignidade e qualidade de vida, no município de Maricá.

A intenção é contribuir para a concretização da política de inclusão das pessoas com deficiência. Um dos membros é o ex-atleta Clodoaldo Silva, um dos maiores medalhistas paraolímpicos do Brasil e atualmente empresário, palestrante e atuante na causa PCD.