Rian Santos na Praca do Barroco - Foto: Clarildo Menezes

No dia em que Maricá inaugurou sua mais nova praça, a Praça do Pescadores, em Guaratiba, um grupo de pessoas com necessidades especiais, liderado pelo Coletivo Construindo Pontes, visitou nesta sexta-feira (13/09) diferentes pontos do município, que hoje já contam com playground e academias adaptados.

“Escolhi Maricá para viver e estou aqui há 22 anos e a cidade vem evoluindo a cada dia. Ainda temos um longo caminho a percorrer no sentido da inclusão da pessoa com deficiência, mas já estamos dando passos, e passos largos em direção a isso”, disse o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), Rene Lazari.

“Durante este trajeto que fizemos, visitamos as praças do Barroco, o Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu, a Lona Cultural de Inoã e estes são todos equipamentos bastante acessíveis e interessantes pra todas as pessoas, não só para os deficientes. Precisamos divulgar mais a existência destes equipamentos, para que a população tenha ideia da importância deles”, completou Lazari.

O cadeirante Rian Santos, de 12 anos, que é morador de Inoã, falou sobre o tour. “Foi bem bacana, fiz várias coisas que eu gostei. Maricá é uma cidade boa, e gostei muito do que fizeram nas praças”, afirmou.

Segundo a engenheira civil da Somar, Liliane Santos, os cadeirantes e as pessoas com necessidades físicas especiais, no geral, se sentiam um pouco oprimidas, principalmente as crianças, em vir para praça brincar e interagir com outras pessoas, o que mudou agora com esses equipamentos.

“A população tem recebido de braços abertos, é muito legal esta inclusão. Estamos preocupados também com a instalação de piso tátil para deficientes visuais, rampas de acesso para cadeirantes, de forma que toda a população se sinta inserida nesta nova Maricá”, destacou Liliane.

Foram instalados playground inclusivos em Guaratiba (Praça dos Pescadores) e Itaipuaçu (Praça do Barroco). “Ainda temos nove aparelhos que logo chegará em Inoã e no Parque Nanci”, completou a engenheira.

“O nosso Coletivo tem um braço bem forte no esporte, nosso embaixador paralímpico é o Clodoaldo Silva, que já esteve na cidade para conhecer os equipamentos, e agora além de pessoas com deficiência do município, trouxemos o atleta Edson Nascimento que veio para conhecer e falar de projetos que temos para a cidade”, pontou a coordenadora do Coletivo Construindo Pontes, Bárbara Areias.

O cadeirante e atleta paralímpico do Brasil da modalidade hand bike, Edson Nascimento, fez uma apresentação a tarde na Arena Flamengo e a noite conheceu a moderna orla de Guaratiba. No hand bike é utilizada uma bicicleta adaptada, onde as mãos são usadas para pedalar.

“Recebi este convite pra conhecer Maricá e estou muito surpreso, é uma cidade maravilhosa e muito bem organizada. Aqui me deparei com estes equipamentos maravilhosos, que são equipamentos bem parecidos com os que costumo treinar diariamente”, contou o atleta.

“Adorei este equipamento, aqui você pode se movimentar, utilizar as musculaturas que nós realmente precisamos, que são os membros superiores, sem correr risco de lesão. Estão de parabéns, se eu morasse em Maricá, ia treinar nesta praça com certeza”, acrescentou.

Além da área infantil, a prefeitura instalou academias adaptáveis nas praças do Barraco e do Ferreirinha e no condomínio Minha Casa Minha Vida, ambos em Itaipuaçu; no Spar; na Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas da Silva (Inoã); Arena São José, CEU (Mumbuca) e no Parque Nanci.