Campeonato Brasileiro de Base de Tiro com Arco - Foto: Elsson Campos

A sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), em Itapeba, recebe neste fim de semana o 12º Campeonato Brasileiro de Base e Escolar, com cerca de 110 atiradores de 19 equipes vindas de dez estados.

Os atletas participaram nesta quinta-feira (12/9) de um treino livre de reconhecimento do campo, apontado como o melhor do Brasil para a prática do esporte. A competição tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá.

As disputas começam nesta sexta-feira (13/09) com as finais individuais ocorrendo no sábado (14) e as finais por equipe no domingo (15). A coordenadora técnica Dirma Miranda afirma que os principais nomes da base do Tiro com Arco estão reunidos no torneio.

“Podemos dizer que a elite dessas categorias está em Maricá para essa disputa. Eu que estou aqui desde o início sinto muito orgulho de ver essas crianças se tornarem atletas de ponta e saber que ajudei nisso, com o apoio que a prefeitura nos dá”, ressalta.

“Hoje temos esse espaço cedido pela prefeitura, que é considerado o melhor do país e também onde treinam os melhores arqueiros, além do suporte em cada competição”, reforçou o presidente da confederação fluminense do esporte, João Cruz, referindo-se à área onde o complexo está instalado, que foi cedida pelo município.

“Maricá já era uma referência no tiro com arco, mas torneios como a Rio Cup, que vem aí e conta para o ranking mundial, ajudam a firmar nossa condição de capital nacional do esporte”, avaliou o secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Filipe Bittencourt, afirmando que o projeto de captação de jovens talentos na rede municipal de ensino continua.

Foi dentro deste projeto que surgiram alguns atletas que ajudaram a colocar Maricá no mapa nacional do tiro com arco. Um dos últimos a despontar foi Emanuel Gravano, que tem 13 anos e cuja imagem é vista no cartaz que fica na entrada do centro de treinamento. Desde o ano passado, ele é o recordista nacional de competições outdoor (em área aberta) com 698 pontos e, em julho, cravou também o novo recorde para indoor (ambiente fechado), com 576, feito inédito segundo a confederação.

Ele tem expectativa de bons resultados em sua categoria, a cadete, mas já competiu entre os adultos também em outros torneios.

“Tudo começou por aí e isso me deu mais disciplina em tudo que faço. Acho que minha vida sem o esporte seria outra”, atesta Emanuel, ao lado da amiga Natália Brizola, de 14 anos, que é bicampeã brasileira infantil e fará sua última competição nesta categoria. “Quero fechar bem essa fase, com uma vitória em casa”, projeta ela.

Outro destaque é Ana Luísa Caetano, que tem 16 anos e também transita entre as categorias cadete (que atira até 60 metros de distância) e adulta (até 70 metros). Ela detém o recorde juvenil nacional (com 646 pontos) e integrou a equipe que participou dos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, em julho, onde Marcus Vinícicus Almeida já garantiu uma vaga brasileira para as Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem.

“Vamos ter seletivas no México e na Alemanha e temos chances de obter mais vagas. Eu posso atirar nas duas categorias e isso aumenta a possibilidade”, disse ela, que afirmou ainda estar feliz em ter a competição na cidade. “É muito bom ter um campeonato desse nível na nossa casa, acho muito bacana. E para nós que conhecemos bem as condições do local, não deixa de ser uma vantagem”, apontou.

“O campo aqui é muito bom, nossa base é muito bem preparada e há muitos atletas de nível aqui que vieram de fora. Dá pra dizer que vai ter muita emoção” acredita  Marcelo da Silva, outro jovem destaque de Maricá, que tem 19 anos.

Entre os que vieram de outros estados está a paulista Ana Clara Machado, de 20 anos, primeira do ranking juvenil nacional e que também compete na categoria adulta pela equipe do Circulo Militar de Campinas, cidade onde nasceu. Ela também fará seu ultimo torneio  de base. “Vamos fazer o melhor, pois aqui estão os melhores atiradores no melhor lugar do Brasil para treinar e competir”, avaliou ela.