Alunos participam do plantio em Guaratiba - Foto: Evelen Gouvêa

A nova Orla de Guaratiba, que será entregue à população nesta sexta-feira (13/09), a partir das 18h, ganhou 108 mudas de ipê rosa e uma horta no formato da palavra Vida, repleta de hortaliças.

A ação de plantio, realizada na tarde desta quinta-feira (12/09), contou com a participação dos 100 alunos do Jardim de Infância Municipal Trenzinho da Esperança e com o apoio das secretarias de Cidade Sustentável e Agricultura, Pecuária e Pesca, que doaram mudas e empenharam o trabalho dos seus profissionais no projeto.

“Trouxemos mudas de ipê para fazer o plantio com as crianças, que são o nosso futuro. Além de abrilhantar esta obra, as árvores serão futuras sombras para as pessoas poderem curtir esta paisagem maravilhosa que temos aqui”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável, lter Ferreira, que acompanhou de perto a atividade, na qual as crianças puderam dar seus nomes às plantas, e depositar junto a elas um desenho com seus sonhos.

Eu estava vindo com um desenho, aí eu plantei aqui com o meu sonho. Agora tem que chamar a fada madrinha e pronto”, comentou o pequeno Miguel Abdon Vilela de Oliveira, de 5 anos. Maria Luiza Melo de Andrade, também de 5 anos, falou orgulhosa sobre a árvore plantada em frente à sua casa. “Ela tem o meu nome e minha mãe vai poder ver lá de casa”.

Para a diretora do JIM Trenzinho da Esperança, Shirlene Estrela Rangel, tanto a horta quanto a praça, em geral, são espaços para Educação. “Trabalhamos com projetos que buscam conscientizar as crianças sobre o meio ambiente e sobre sua relação com o próprio bairro. Neste contexto, é muito importante ter este espaço que vemos como um território educador. Com certeza ele será perfeito para que a gente possa educar nossos alunos aqui”, destacou.

De acordo com o agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Matos da Rocha, futuras colheitas já poderão ser realizadas dentro de 30, 40 ou 50 dias. “Vamos adaptando o tipo de cultura de acordo com a época do ano, no momento foram plantadas alface (roxa e verde), pimenta, salsinha, cebolinha e beterraba. Em breve faremos a colheita, com replantio posterior, respeitando o tempo de crescimento de cada espécie”, explicou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here