Abraço Coletivo contra o suicídio no Centro - Foto: Katito Carvalho

A Secretaria de Educação de Maricá, que durante o mês de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo) promoveu um “Abraço Coletivo” na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) na tarde desta segunda-feira (09/09).

A iniciativa, que contou com a participação de alunos e professores das escolas municipais Osdevaldo Marins da Matta, Carlos Magno Legentil de Mattos, Joana Benedicta Rangel e Professora Ondina de Oliveira Coelho, teve o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão.  

 “Queremos que este ato simbólico seja o início de uma série de abraços reais que precisamos dar em conhecidos e desconhecidos durante todo o percurso da nossa vida. Cabe a nós, educadores, também trabalhar o amor no outro. Em vez de falar tanto sobre o lado negativo da vida, começar a falar sobre o lado positivo”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa. 

Para o estudante Gustavo Henrique da Conceição Costa (15 anos), este movimento é muito importante. “Na escola os professores nos falaram que o suicídio tem aumentado bastante nos últimos anos, e eu acho muito importante eventos assim, para que todos passem a entender doenças como a depressão. Meu melhor amigo tem crises de ansiedade e me manda mensagem quase todos os dias de madrugada, chorando ou com falta de ar, precisamos saber como ajudar as pessoas”, contou o adolescente. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é considerado um problema de saúde pública, mas existe prevenção em mais de 90% dos casos. 

“Acho muito importante realizar eventos, conversas e campanhas, não só no mês de setembro. Precisamos entrar na cabeça dos jovens que pensam em tirar a própria vida, eles precisam saber que podem contar com a nossa ajuda ou até mesmo com o nosso simples abraço. Todo mundo deveria participar e fazer algo parecido nas suas escolas, as vezes o que parece ser um simples abraço, muda tudo”, disse a aluna Camille Rodrigues, de 15 anos. 

De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento da Educação Básica, Rodrigo Moura, além desta ação na praça, todas as escolas também participam da campanha através de iniciativas em prol da comunidade escolar e do seu entorno. “Estamos promovendo ações nas outras escolas também, todas estão realizando conversas com os alunos, que estão abraçando os seus bairros”, finalizou. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here