Campeonato de Kung Fu na EM Darcy Ribeiro (Inoã) - Foto: Clarildo Menezes

Com o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias de Esporte e Lazer e Educação, a Associação Shaolin Kung-Fu Garra de Águia Maricá (RJ) realiza no dia 22/09, das 9h às 17h, na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro (Inoã), o IX Campeonato Maricaense de Kung Fu 2019.

Já estão confirmadas a presença do Grão mestre Li Wing Kay, que é uma autoridade na América do Sul e foi o responsável pelo Kung Fu ter chegado ao Brasil há 50 anos e a participação de mais de 200 atletas com idades a partir de cinco anos de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Teresópolis e São Paulo.

Entre as apresentações, lutas de contato como de Sanda (sanshou) que é o combate entre profissionais com uso de luva, short e camiseta; luta de Lei Tai numa arena de combate elevada; Lei Tai Light exclusiva para iniciantes com todos os equipamentos necessários; Suai Jiao que é um sistema de defesa pessoal com técnicas de socos, chutes e arremessos rápidos; Toy Tcha (Duilian) que é a luta combinada; Formas tradicionais; Formas em conjunto; Tai Chi Chuan que é uma arte marcial interna ou meditação em movimento  e Wushu moderno.

“Vai ser um evento de muita qualidade com incentivo ao esporte. Teremos várias atividades não só para os adultos, mas também para as crianças. Quem chegar cedo vai participar de várias atividades lúdicas, como o guarda esquiva e o cassetete chinês esponja. Fazemos isso para permitir que os pais e demais familiares participem com os alunos, antes que o campeonato comece. Com isso, todos terão oportunidade. Esse é mais um atrativo”, frisou o mestre Paulo Salles, que também confirmou a presença do leão chinês, que estará disponível para fotos.

No Kung Fu, há técnicas para todas as idades. Entre os benefícios do Tai Chi Chuan, estão maior  disposição e energia, fortalecimento dos músculos, melhora no equilíbrio, melhora na concentração, redução da tensão muscular, maior flexibilidade das articulações, combate a depressão e estímulo ao sistema nervoso e imunológico.

Quem se interessou e quiser prestigiar o evento também colabora com o próximo, na doação de 1 kg de alimento não-perecível, que posteriormente será doado para entidades carentes. A Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro fica na Rua Euclides Paulo da Silva, próximo à UPA de Inoã.