A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (11/07) uma cerimonia de conclusão do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do primeiro semestre de 2019, reunindo 28 estudantes que concluíram o Ensino Fundamental (9º fase do 2º segmento, correspondente à 8ª série) no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro.

“É sempre muito importante celebrar o encerramento de ciclos e hoje esses alunos avançam mais um degrau. Cada aluno concluinte aqui tem sua historia e enfrentaram muitas dificuldades para chegarem aqui e por isso nós do Joana promovemos essa cerimonia para valorizar essas pessoas e dizer que elas não estão sozinhas, além de reforçar para cada um desses alunos que Maricá hoje possui vários programas que podem facilitar a vida acadêmica deles e de toda a nossa população ainda tão carente de educação”, afirmou Vanda Timóteo da Silva, diretora geral do CEM Joana Benedicta Rangel.

“É muito complicado estudar quando se tem um filho e por isso não consegui concluir os estudos no período normal, mas com o EJA e a ajuda da minha mãe deu para conciliar as duas coisas”, contou Rafaela Ramos, de 19 anos, moradora da Mumbuca. “Meu sonho agora é continuar estudando para no futuro fazer uma faculdade”, ressaltou a estudante.

“Por ter começado a trabalhar cedo tive que interromper meus estudos, mas agora que consegui concluir o fundamental não quero mais parar. Estou muito feliz, principalmente por poder comemorar mais essa etapa ao lado da minha família”, disse Gabriel da Silva, de 17 anos, morador de Jacaroá e que pretende seguir carreira militar.

Na avaliação de Fernanda Coutinho, representante da Secretaria de Educação, esse tipo de evento tem a capacidade de elevar a autoestima dos estudantes. “É o timo de cerimônia que motiva a todos a continuar na vida acadêmica buscando inclusive novas oportunidades junto aos programas oferecidos pela prefeitura como o Pré-Enem Popular e o Passaporte Universitário”, frisou Fernanda.