Audição de canto para Jogos Estudantis - Foto: Elsson Campos

Um verdadeiro show de talentos foi realizado na manhã desta sexta-feira (05/07) no Esporte Clube Maricá pela secretaria de Educação. Ao todo, 45 estudantes, de nove a 17 anos, de unidades municipais, estaduais e privadas participaram da audição de canto para selecionar os quatro melhores alunos para se apresentar na abertura dos Jogos Estudantis, marcada para dia 20 de setembro. O resultado está previsto para ser divulgado na próxima semana.

Dentre os quesitos fundamentais, foram avaliadas a interpretação, desenvoltura e criatividade dos candidatos. A equipe de jurados foi composta pelo músico Sérgio Aranda, o cantor e instrumentista Alex Bacelar e a cantora Linna Oliveira. Com mais de 54 anos dedicados à música, Sérgio Aranda, formado em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, deu dicas aos participantes. “Quem estiver nervoso, tente não olhar para os jurados. Concentrem-se num ponto, pode ser a janela, a parede ou um amiguinho, e solte a voz. Cantem para vocês sem se preocupar com quem está por aqui”, recomendou o músico.

Pela primeira vez num palco, a pequena Maria Flor Domais, de nove anos, aluna do 4º ano da E. M. Professora Alcione Soares Rangel da Silva, cantou e encantou. Sem nunca ter feito aula de canto, a voz doce e suave, típica de uma menina de sua idade, emocionou os presentes. “Eu canto o tempo todo em casa, mas nunca tinha me apresentado em público. Fiquei um pouquinho nervosa, mas estou muito feliz. Quando eu crescer eu ainda não sei o que quero fazer, só sei que será na área das artes”, destacou a aluna que mora há dois meses em Corderinho.

A mãe da pequena Maria Flor, Tatiana Domais, de 38 anos, foi conferir a apresentação da filha e agradeceu a oportunidade da audição em revelar novos talentos, como o da sua filha. “Ela é meu chamego. Sou suspeita em falar, mas me sinto muito lisonjeada por ver essa linda apresentação”, elogiou a mãe.

Com seu violão, a aluna da E. M. Professor Anísio Spinola Teixeira, Yasmin da Silva Moura, de 13 anos, apresentou, de forma acústica e bem diferente da original, o sucesso “Dona de Mim”, da cantora Iza. “Estava muito nervosa e acho que isso pode ter atrapalhado um pouco, mas dei o meu melhor. A música é tudo na minha vida. Já nasci cantando e não me imagino fazendo outra coisa”, destacou a aluna que curte MPB e músicas antigas. “Chico Buarque e Nando Reis são minhas grandes inspirações. Quero muito ser escolhida para representar minha escola nos jogos estudantis”, destacou.

Já com experiência, principalmente por cantar na igreja, Jamilly da Conceição Abreu, de 14 anos, aluna do 9º ano da E. M. Clério Boechat de Oliveira, apresentou a música “Aleluia”. Para ela, a audição foi uma oportunidade maravilhosa de poder se apresentar para os jurados. “Ser selecionada, todos esperam, mas fico feliz só em participar. Desde pequena, canto na igreja e para mim o canto é um hobby que levarei pro resto da vida”, salientou a candidata que pretende cursar Medicina.

Já para a aluna do CEM Joana Benedicta Rangel, Letícia Avelino de Sá, de 14 anos, é um desafio de apresentar em público. “Sei cantar, amo música, mas tenho muita vergonha, por isso não quis me apresentar sozinha. Espero que minha ansiedade não tenha atrapalhado”, declarou a aluna, que apresentou o sucesso “Ouvi Dizer”, do trio Melim, junto com a amiga Ana Tereza Alves, também aluna do CEM Joana Benedicta Rangel.

A coordenadora de Programas e Projetos Intersetoriais, Sonia Maria de Andrade, destacou a importância dessa seleção. “Pensando na descoberta de novos talentos de nossa cidade, a secretaria de Educação realiza essa audição de canto, promovendo a integração das unidades escolares da rede Municipal, Estadual, Federal e Privada, onde os estudantes de maiores destaques estarão participando da abertura dos jogos estudantis 2019. Como já era de se esperar tivemos uma surpresa imensa e será muito difícil selecionar apenas quatro alunos. São tantos estudantes maravilhosos que após essa seleção milhares de ideias surgiram. E podem esperar vêm surpresas por aí!”, concluiu a coordenadora.