'Sereia' falou para alunos sobre preservação da vida marinha - Foto: Clarildo Menezes

“A importância da vida marinha e sua conservação” foi o tema da palestra que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca levou à orla de Araçatiba nesta terça-feira, 25/06, para alunos da rede pública de Maricá. A atividade contou com a parceria da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e faz parte da Semana Municipal do Pescador, comemorada na cidade pela primeira vez.

Na parte da manhã, passaram pelo local, os alunos das escolas municipais Professora Alcione Soares Rangel da Silva, João Pedro Machado e Guaratiba. Já à tarde, participaram os alunos da Vereador João da Silva Bezerra, Joaquim Eugênio dos Santos e Vereador Osdevaldo Marins da Matta, num total de 200 alunos, todos com idades entre 8 e 11 anos.

Eles ficaram atentos às explicações dadas pela bióloga da Fiperj, Luciana Fuzetti, que se apresentou com uma fantasia. “Me vestir de sereia foi a forma que eu achei para passar o recado sobre a preservação do ambiente de uma forma mais lúdica, chamando a atenção do público para o que eu quero transmitir”, explicou. “Eu quero pedir uma ajuda para vocês, porque no fundo do mar a gente encontra muito lixo deixado por vocês seres humanos. Isso me mata, mata os peixes, tubarões e todos que vivem no mar”, pediu às crianças.

Fotos de peixes, tubarões e corais tiradas em alguns passeios de Luciana também foram vistos pelos alunos que aproveitaram para fazer perguntas. Quem acertou ganhou um prêmio. Aluna da E.M. João Pedro Machado, Giovanna Santos (9 anos) aprovou a iniciativa. “Achei ótima porque a gente aprende a preservar a natureza. E eu adoro sereia também”, disse Giovanna, antes de abraçar a personagem.

A diretora da unidade Samara Dutra falou sobre a importância da palestra. “Para eles, conhecer o nosso complexo lagunar é muito importante para que aprendam a preservar o que vai ser deles não só deles, futuramente, mas também de outras gerações”, destacou. “Conhecer a necessidade de preservação das espécies para que, no futuro, tenham esse ecossistema preservado”, frisou Alessandra Marins, que atua como professora do 5° ano na E.M. Professora Alcione Soares Rangel da Silva.

“Primeiro ano que comemoramos essa lei que institui a Semana do Pescador no município, que vai do dia 24 a 29/06. Por isso, estamos com algumas palestras ao longo de toda a semana para pescadores e alunos, buscando conscientizar a todos sobre a importância da vida marinha. Ontem (segunda-feira, dia 24/06) fizemos uma palestra sobre legislação pesqueira na colônia de Guaratiba. Ainda teremos também outra palestra na lagoa de Itapeba e um evento no sábado, dia 29/06, que é o Dia de São Pedro, no Recanto”, adiantou o secretário da pasta, Júlio Carolino.